Nesta quarta-feira (6), chegou ao Brasil o primeiro sistema de Wi-Fi "Mesh". O Deco M5, da TP-Link, utiliza três dispositivos que conversam entre si e que podem ser colocados em vários pontos da casa, e com isso, dar boa cobertura de rede para todos os cômodos.

A TP-Link, com as três unidades incluídas do aparelho, promete uma boa cobertura de rede em uma só área de até 450 metros quadrados. O sistema pode ainda ser expandido por até dez unidades caso seja necessário cobrir uma área mais extensa. O aparelho consegue transmitir frequências de 2,4 GHz e de 5 GHz, e promete velocidades de até 400 Mbps.

Novidade chegou ao Brasil.
Novidade chegou ao Brasil.

Os produtos Wi-Fi "mesh", em outros países, são relativamente comuns. Assim que o usuário se ausenta da área de cobertura de uma das unidades e entra em outra, o dispositivo começa a receber o sinal de outra unidade sem a necessidade de mudar de rede. Isso tudo só é possível em virtude de uma tecnologia de roteamento adaptativo da TP-Link, o que deixa o sistema bastante eficaz para quem costuma utilizar celulares e notebooks em várias partes da casa.

O Deco M5 inclui funções de segurança como Firewall, controle de dispositivos que podem acessar a rede e controle remoto seguro através de um aplicativo da empresa. Para completar, o aplicativo ainda ajuda configurar a rede doméstica. Através do aparelho ainda é possível monitorar o uso da rede através de ferramentas de controle parental do dispositivo.

O novo aparelho está sendo comercializado através das lojas Kalunga e Nagem. O kit com três unidades de roteamento custa R$ 1.600.