Levantamento diz que bots estão manipulando discussões na web

Os usuários da internet precisam ficar atentos aos resultados de pesquisas, bots podem estar alterando.

Por | @oficinadanet Internet

O uso de bots na internet é bastante comum, principalmente por usuário que tentam manipular os números de curtidas, bem como visualizações e resultados de enquetes. No entanto, esse tipo de método está sendo usado também para influenciar outros assuntos mais relevantes.

Conforme a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, o uso de bots em redes sociais para finalidades políticas só teve aumento desde as eleições de 2014. A FGV fez que os bots foram responsáveis por 10% de toda a atividade nas redes que são relacionadas a assuntos e ainda debates das eleições de três anos atrás. No ano passado, o número dobrou durante a greve geral que aconteceu em abril, sendo que o número de interações atribuídas aos boots foi de 20%.

Bots estão inflando a internetBots estão inflando a internet

Os dados, mesmo que altos, não podem ser considerados uma surpresa. No Brasil, o crescimento no número de robôs na internet iniciou com a operação Lava jato, ainda em 2014, isso tudo para difamar e denunciar políticos, ou mesmo para manipular as opiniões nas redes sociais.

A situação atual em relação aos boots para propagandas políticas não é nada boa, tanto que coloca o Brasil ao lado de países que enfrentam situações semelhantes, como a China, que conta com uma quantidade enorme de robôs para atacar as contas de políticos taiwaneses nas redes sociais.

Mais sobre: internet robôs chat
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar