De acordo com um levantamento realizado pelas empresas Hootsuite e We Are Social, que controlam ferramentas de redes sociais, mostrou que mais de 3 bilhões de pessoas já usam as redes sociais. Levando em consideração que exista cerca de 7,5 bilhões de pessoas no mundo, o número representa 40% da população mundial.

Veja também: as 10 maiores redes sociais.

A tendência é que a quantidade de usuários aumente ainda mais. Nos últimos três meses, por exemplo, mais de 121 milhões de pessoas começaram a usar as redes sociais, isso representa um aumento de 4%. O crescimento representa ainda mais de 1 milhão de novos usuários de redes sociais por dia.

40% da população usa alguma rede social
40% da população usa alguma rede social

No globo, mais de 3,8 bilhões de pessoas possuem acesso à internet, ou seja, 51% da população mundial. Somente no último ano, o modo em que elas acessam a rede mudou drasticamente. O tráfego realizado em computadores e notebooks teve queda de 18%, chegando a 41%. Já os dispositivos móveis tiveram aumento de 21%, totalizando 54% do total de acessos à internet.

Outra mudança está relacionada aos "outros dispositivos", que inclui consoles de videogame e aparelhos domésticos e industriais conectados, que cresceu 27% no último ano, totalizando agora cerca de 0,14% dos acessos à rede.

Redes Sociais

Entre as redes sociais mais acessadas, claro, não poderia ser diferente. O Facebook aparece no topo da lista, com 2 bilhões de usuários ativos mensais. Na segunda colocação aparece o YouTube, com cerca de 1,5 bilhão de usuários.

O WhatsApp aparece em seguida, com 1,2 bilhão de usuários. Ele aparece empatado com o Messenger, que também pertence ao Facebook. Isso tudo levando em consideração que os mensageiros também são redes sociais. Caso contrário, quem estaria na terceira colocação seria o Instagram, com 700 milhões de usuários.

Do total de pessoas que possuem uma conta no Facebook, 60% delas acessam a rede social diariamente. De todos os usuários do Facebook, 87% acessam a rede através de dispositivos móveis, exclusivamente ou não.

Cerca de 2,78 bilhões de pessoas, de um total de 3 bilhões, acessam as redes sociais através de dispositivos móveis. No que diz respeito a porcentagem da população mundial, isso representa 37% de todos os habitantes do planeta.

O estudo mostrou ainda que o número de pessoas com celulares com ou sem acesso à internet no mundo é de aproximadamente 5 bilhões, ou seja, dois terços da população.