De acordo com uma pesquisa da empresa responsável pelo gerenciamento do aplicativo de ligações TrueCaller, o Brasil é um dos países mais afetados por ligações de spam. Tais ligações são aquelas que fazem propagandas de produtos e também serviços, ou mesmo que apenas transmitem uma gravação.

A empresa fez a pesquisa baseada em dados anônimos que foram coletados em mais de 5,5 bilhões de chamadas de spam para os seus usuários entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2017. A Índia foi o país em que mais teve registro desse tipo de ligação, sendo que os usuários do aplicativo receberam, em média, 22,6 milhões de ligações de spam por mês. O Brasil aparece empatado com os Estados Unidos, com uma soma de 20,7 milhões de chamadas de spam.

Ranking dos países que mais recebem chamadas de spam.
Ranking dos países que mais recebem chamadas de spam.

A Truecaller diz que as principais responsáveis pelas chamadas de spam no Brasil são as operadoras de telecomunicações, que oferecem serviços extras. No total, 33% de tais chamadas de spam são realizadas por estas empresas.

Na segunda posição aparecem as empresas de cobrança de dívidas, que são sinalizadas por 24% das ligações. O restante compreende ligações de empresas de telemarketing, serviços financeiros e ainda golpes. Veja abaixo um gráfico ilustrativo:

Gráfico ilustrativo.
Gráfico ilustrativo.