Nesta segunda-feira (21), a Intel anunciou os seus processadores de oitava geração da linha Core. A geração atual irá marcar a primeira vez em que a empresa envolve processos de fabricação diferentes em uma mesma linha de processadores Core. Os primeiros chips da linha serão fabricados em processos de 14 nanômetros, porém, futuramente, a empresa tem a intenção de lançar chips de 10 nanômetros na mesma geração.

Os primeiros processadores a serem lançados em tal linha serão dois novos Core i5 e dois novos Core i7, ambos do tipo "U", que a empresa costuma direcionar para notebooks. Eles irão usar uma versão modificada da arquitetura Kaby Lake da sétima geração. De acordo com a fabricante, irão oferecer até 40% mais agilidade e performance do que os processadores da geração passada.

Intel revela processadores Core de 8ª geração
Intel revela processadores Core de 8ª geração

Os quatro novos chips são: i5-8250U, o i5-8350U, o i7-8550U e o i7-8650U. os modelos irão contar com uma frequência-base que vai de 1,6 GHz a 1,9 GHz, bem como frequência máxima que vai de 3,4 GHz a 4,2 Ghz. Todos os modelos terão quatro núcleos e oito threads, 8 MB de cache (para o i7) ou 6 MB de cache (para o i5), bem como suporte a até dois canais de RAM em frequência de até 2400 MHz.

Os processadores atuais tem como novidade em relação a geração anterior é que eles têm dois núcleos a mais. Para completar, a empresa afirmou que realizou melhorias na arquitetura e ainda no processo de fabricação dos chips, que garantem um maior desempenho.

Até então, a empresa anunciou os quatro modelos, porém, prometeu mais opções que serão anunciadas no quarto trimestre de 2017, incluindo processadores para desktops. No total, a Intel deverá lançar uma linha com 145 chips.