O Instagram agora permite que o usuário baixe Reels postados por outras pessoas para compartilhar em outros aplicativos. O anúncio foi feito por Adam Mosseri, chefe do Instagram, onde diz que agora os usuários dos EUA podem baixar os Reels da rede social para a galeria de fotos e vídeos do celular. Para isso, basta selecionar o ícone de compartilhamento e selecionar a opção de download.

Reels do Instagram já podem ser baixados pelos usuários

Reels do Instagram finalmente podem ser baixados pelos usuários. Fonte: Oficina da Net
Reels do Instagram finalmente podem ser baixados pelos usuários. Fonte: Oficina da Net

O novo recurso de download de Reels do Instagram era algo muito pedido pelos usuários, pois sempre se via vídeos do TikTok sendo postados em diversos lugares e isso não era possível no aplicativo da Meta. Agora, ao baixar os vídeos de Reels de usuários do Instagram para a memória interna do celular, eles poderão ser compartilhados em aplicativos de mensagens instantâneas e outras redes sociais. Entretanto, só será possível fazer o download de Reels oriundos de contas públicas.

Não foi mencionado por Adam Mosseri se o Instagram irá utilizar o recurso de marca d'água como ocorre no TikTok. Porém, a imagem compartilhada mostrando a nova funcionalidade conta com um símbolo do Instagram e o nome da conta que teve o Reels baixado. Entretanto, os autores de seus próprios Reels podem baixar os vídeos sem a marca d'água no Instagram.

Demonstração do compartilhamento de um Reels baixado de outra conta no Instagram. Fonte: Instagram
Demonstração do compartilhamento de um Reels baixado de outra conta no Instagram. Fonte: Instagram

Há dois anos atrás, o Instagram bloqueou conteúdos que contivessem a marca d'água do TikTok na tentativa de coibir a reprodução de conteúdo da plataforma rival para dentro de seu aplicativo. Além disso, em agosto de 2022 o YouTube começou a exibir uma marca d'água nos shorts baixados para tentar desencorajar o compartilhamento entre plataformas. Com isso, acredita-se que a decisão de implementar o recurso de baixar Reels seja uma tática do para se atrair mais usuários para o Instagram.

Reels do Instagram tem ajudado a trazer mais receita para a Meta

Segundo o site TechCrunch, nos últimos trimestres, o tempo gasto pelos usuários no Instagram aumento 24% graças as recomendações de Reels através do algoritmo do aplicativo, segundo Mark Zuckeberg, CEO da Meta.