O Instagram está ganhando um novo recurso que irá concorrer com o Linktree, Beacons e outros serviços que são utilizados para armazenar diversos links na "bio" do perfil dos usuários. A empresa anunciou que agora irá permitir que seus usuários adicionem até 5 links na "Bio" de seus perfis, possibilitando direcionar seus seguidores para conteúdos extras, lojas, sites institucionais, entre outros.

Instagram permite multiplos links na bio

Novos links na bio do Instagram; Foto: Meta
Novos links na bio do Instagram; Foto: Meta

Plataformas como Linktree e outras surgiram devido à falta de suporte de outras plataformas às maneiras de exibir links externos para que as pessoas pudessem acessar outros tipos de conteúdo ou outros serviços. Como as redes sociais preferem manter as pessoas dentro de seus aplicativos, a maioria preferiu ignorar essa necessidade. Um exemplo disso é o TikTok, que limita os links clicáveis na "Bio" dos perfis, permitindo que somente usuários de contas comerciais insiram algo, tornando o compartilhamento de sites mais difícil para os criadores de conteúdo.

É provável que o Instagram veja agora que o recurso de links nos perfis é uma vantagem competitiva comparado a outros aplicativos como, por exemplo, o TikTok. Para usar a nova funcionalidade, basta selecionar a opção "editar perfil", tocar em "links" e, por último, selecionar "adicionar link externo".

Lançamento e disponibilidade

Segundo o Instagram, o novo recurso de adição de múltiplos links na "bio" dos perfis estará disponível para todos, incluindo contas comerciais e de criadores de conteúdo.