O Instagram planeja voltar com a exibição cronologia no feed de seu aplicativo. Durante uma audiência no Senado que ocorreu na última quarta-feira (8), Adam Mosseri, chefe da empresa, declarou os desenvolvedores estão trabalhando em uma versão do Instagram que mostra aos usuários as postagens em ordem cronológica ao invés de utilizar o atual algoritmo de classificação que exibe imagens com base nas preferências do usuário.

A exibição de conteúdo classificado por algoritmos foi implementada no Instagram em 2016. Um ano depois, em 2017, a empresa adicionou posts recomendados, algo que muitos usuários não gostam pelo fato de preferirem ver suas postagens e a de seus amigos mais rapidamente. Atualmente o algoritmo do feed do Instagram utiliza inteligência artificial (IA) para criar um "feed personalizado", onde imagens aparecem com base na atividade dos usuários.

Os usuários seriam capazes de utilizar o Instagram sem "serem manipulados por algoritmos"?

Durante seu depoimento no Senado, Adam Mosseri foi questionado se a empresa acredita que os consumidores deveriam ser capazes de utilizar o Instagram sem "serem manipulados por algoritmos". De acordo com o executivo, ele apoia a ideia de dar aos usuários a opção de ter um feed cronológico. Em seguida, ele diz:

"Acreditamos em mais transparência e responsabilidade e acreditamos em mais controle. É por isso que estamos trabalhando atualmente em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano."

Quais são os planos do Instagram

Adam diz que o Instagram já vem testando há alguns anos diferentes formas de dar um controle maior sobre a experiência no aplicativo. Um exemplo disso é o recurso "Favoritos", que foi testado publicamente e permitia aos usuários escolher um grupo de pessoas que o usuário desejasse ver no topo do feed. Agora, a funcionalidade mais nova que a empresa está trabalhando é a exibição cronológica de postagens.

Lançamento e disponibilidade

Segundo Adam Mosseri, a exibição cronológica de publicações no Instagram deverá ser implementada no primeiro trimestre de 2022.