Um recurso gratuito que está disponível para páginas do Facebook e perfis no Instagram permite que o usuário verifique dados da conta e tenha acesso a um painel completo com recursos destinados aos criadores de conteúdo e empresários, como programação de postagem e relatórios sobre engajamento.

Conta business

O recurso que permite visualizar todas as suas postagens e o desempenho de cada uma é exclusivo para contas profissionais, ou seja, de criadores de conteúdo ou empresas que divulgam seus produtos e serviços por meio da rede social.

Para que você possa agendar suas publicações no Instagram é preciso converter sua conta pessoal para uma conta business. Esse procedimento é rápido e gratuito, devendo ser feito exclusivamente através do aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.

1. Abra o aplicativo, acesse o seu perfil e em seguida vá até a opção de configurações;

2. Nesta etapa desça a página localizar a opção 'MUDAR PARA CONTA PROFISSIONAL' e toque sobre;

3. Em seguida selecione em qual categoria a sua empresa ou profissão se encaixa e tque em 'AVANÇAR'. Por fim defina se o perfil será para criador de conteúdo ou empresa.

Altere para uma conta business. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Altere para uma conta business. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

Programe publicações

Essa funcionalidade é útil principalmente para empresas, dessa forma programando postagens diárias ou semanais para divulgação de produtos ou serviços. Além disso, é interessante para os usuários que publicam muitas fotos na rede social.

A página de criação pode ser acessada utilizando qualquer dispositivo, porém recomendamos que utilize um computador para maior facilidade em encontrar os recursos e ter maior visibilidade sobre às estatísticas da conta.

1. Acesse o Estúdio de Criação do Facebook e no menu superior toque sobre o ícone do Instagram para habilitar às configurações para essa plataforma. Em seguida pressione sobre o botão 'LOGIN DO INSTAGRAM'. Veja:

Plataforma para criadores. Foto: Printscreen.
Plataforma para criadores. Foto: Printscreen.

2. Logo após você deverá informar seus dados de acesso, como nome de usuário, e-mail ou telefone cadastrados.

Faça login. Foto: Printscreen.
Faça login. Foto: Printscreen.

Leia também:

3. Pronto, agora você tem acesso ao seu painel de criação. No canto superior esquerdo toque sobre a opção 'CRIAR PUBLICAÇÃO' e posteriormente defina se o conteúdo é um IGTV ou postagem no feed.

Crie sua publicação. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Crie sua publicação. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

4. Essa é a área em que você irá adicionar a legenda, localização e efetuar o upload da imagem que será publicada no seu feed. Para que o conteúdo seja postado automaticamente selecione a opção 'PROGRAMAR' e defina uma data e hora.

Faça upload da imagem. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Faça upload da imagem. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

5. Retornando ao menu principal você verá o status como 'PROGRAMADO'. Assim que a imagem for publicada você será comunidado via notificação de push e e-mail.

Postagem programada. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Postagem programada. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

O que achou deste tutorial? Sua opinião é importante para nós, comente!