Junto do anúncio sobre o novo serviço IGTV, o Instagram também informou que conseguiu ultrapassar oficialmente a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais. As duas novidades foram apresentadas ao público nesta quarta-feira, 20, em um evento. A rede social conseguiu atingir essa marca depois de um ano de ter registrado 800 milhões de usuários em setembro do ano passado.

O evento foi organizado pelo co-fundador e diretor executivo do Instagram, Kevin Systrom. Segundo ele, o app foi projetado com a intenção de facilitar a localização e visualização dos vídeos no celular sem que o usuário precise pesquisar para achá-los. Assim como a televisão, os vídeos da IGTV simplesmente começarão a ser reproduzidos assim que você os abrir. 

Assim que fizer o login na IGTV, vídeos verticais surgirão na tela de pessoas que você segue e com recomendações personalizadas de outros lugares do Instagram. O serviço também quer que criadores de conteúdo coloquem seus vídeos diretamente no Instagram, transformando o Instagram em um rival direto do YouTube, só que para dispositivos móveis.

O bacana é que os vídeos poderão ter até 10 minutos, e contas maiores serão capazes de postar vídeos de uma hora. Segundo Systrom, depois de um tempo a empresa pretende permitir que todos sejam capazes de postar vídeos com duração ilimitada. 

Visual do IGTV. (Imagens: Divulgação / Instagram Press)
Visual do IGTV. (Imagens: Divulgação / Instagram Press)

O objetivo geral da empresa quando colocou os Stories com duração de 24 horas com recurso de mensagem direta foi o de tornar o Instagram em um canal de comunicação principal. É neste mesmo cenário que a IGTV começa um novo caminho, no qual as pessoas sejam conectados aos seus interesses de forma mais ampla. O CEO declarou que o Instagram vai tentar cada vez mais ligar relacionamentos e interesses pessoais: "você não pode conseguir isso em nenhum outro lugar - essa mistura única dos dois", disse Systrom.

CEO do Instagram. Foto: Instagram Press
CEO do Instagram. Foto: Instagram Press

Analisando as mudanças na rede social de fotografias, percebe-se que este novo recurso é também mais um golpe no Snapchat, que chegou a fazer acordos bem parecidos para tentar tornar sua guia de descobertas mais atrativa aos espectadores mais jovens. 

O aplicativo estará disponível no Android e no iOS em breve, e deve chegar dentro do aplicativo Instagram mais cedo, disse a empresa. Sobre a façanha de atingir 1 bilhão de usuários, Kevin Systrom declara: "É incrível, e é algo que Mike e eu nunca pensamos que aconteceria". Ainda não se sabe como o app conseguiu alcançar este alto número tão rápido, sendo que seria preciso adicionar 200 milhões de usuários por ano. Talvez se as mudanças e novidades persistirem, cada vez mais pessoas vão querer aderir.