Quem costuma usar o Instagram deve ter percebido que as postagens dos amigos não aparecem mais em ordem cronológica. Para quem gostava da alternativa, uma péssima noticia. O formato em questão, segundo a própria rede social, não deverá retornar.

A empresa alterou o seu funcionamento ainda em 2016 e até hoje, uma possível volta da ordem cronológica de postagens ainda gera especulações. Porém, conforme Julian Gutman, líder de produto do Instagram, a companhia não está "pensando nisso neste momento".

A novidade da vez é que finalmente o Instagram revelou aos jornalistas as razões de como as publicações aparecem para seus usuários e ainda como o seu algoritmo determina o que ele considera importante para cada usuário.

Como funciona o feed do Instagram?

Instagram diz que feed cronológico não deve voltar
Instagram diz que feed cronológico não deve voltar
O Instagram disse que a linha do tempo como vemos hoje acaba exibindo 90% das postagens feitas por amigos e familiares. Caso fosse o feed por ordem cronológica, o índice de publicações seria de 50%.

A empresa, para que tudo funcione de acordo com o desejado, leva em consideração o interesse, atualidade e relacionamento entre os usuários.

O funcionamento do algoritmo é bastante semelhante ao do Facebook. Assim, o sistema armazena e identifica a frequência com que você comenta, curte, configura as notificações de um determinado perfil, podendo ser de pessoas ou marcas.

Em suma, quanto mais interação o usuário tiver com alguém dentro da plataforma, mais são as chances dela ter alguma proximidade, e assim, querer visualizar as suas respectivas postagens.

Para completar, o Instagram ainda usa alguns dados vinculados às contas dos usuários do Facebook, segundo o site Recode, que esteve presente na entrevista coletiva. 

O site Mashable, por sua vez, destaca que o algoritmo leva em consideração a frequência com que o usuário entra no Instagram e por quanto tempo permanece na rede social.

Para completar, a rede social de fotos avalia se o usuário segue muitas pessoas, sendo que o sistema acaba mostrando menos postagens de uma pessoa em específico.

A empresa disse ainda na pesquisa que nenhuma postagem do Instagram é excluída, além disso, não há punições para quem posta demais ou que usam muitas hashtags.