Se você é usuário da maior rede social de fotos do mundo então pode começar a comemorar. O Instagram está testando, ao menos, 12 ferramentas que vão melhorar o jeito como usamos o aplicativo. Muitas delas são resultado de pedidos dos próprios usuários.

De acordo com o site The Next Web uma variedade de novos recursos está para chegar ao Instagram.

Elas vem não muito depois do aplicativo ter liberado a visualização das stories pelo Instagram Web, recurso que também havia sido bastante pedio. Isso só mostra que o Instagram tem o maravilhoso hábito de escutar a comunidade.

Como em todos os testes, pode ser que você ou algum amigo já tenham recebido algum recurso específico que vamos mostrar aqui, porém, para a grande maioria eles só ficarão disponíveis depois de uma atualização oficial do aplicativo.

Mas não se sinta rejeitado, essa é a política tanto do Instagram como do Facebook, que tendem a lançar novos recursos para testes para pequenos segmentos da audiência e não todos de uma vez.

l

Vamos ver as novidades que a TNW apontou:

Botão Regram

Quem nunca quis compartilhar uma foto de algum amigo assim como fazemos no Facebook ou Twitter

Pois parece que finalmente o Instagram ouviu as preces dos usuários e esta implementando a opção. Se antes tínhamos de salvar a imagem ou o vídeo no device para então compartilhá-lo na nossa própria conta ou até mesmo instalar um app de terceiros para fazer o serviço, agora teremos um botão Regram nativo. Este é um recurso que muitos usuários vinham pedindo há tempos.

lç

Gifs para as stories

Recurso que divide opiniões. Se de um lado alguns vão amar a nova possibilidade, de outro alguns temem que essa seja a porta de entrada para uma orkutização de mais uma rede social.

De acordo com o vídeo abaixo parece que Instagram pode, finalmente, juntar-se ao grupo de redes sociais que se renderam ao GIF permitindo que os usuários busquem e adicionem GIFs às suas histórias ou posts normais. Não dá para perceber muita coisa apenas olhando as imagens, mas ao que parece o Instagram está trabalhando com o Giphy, mesma base de dados usada pelo Messenger, também do Facebook.

App beta do Instagram para iOS

O Instagram já teve um aplicativo beta para Android por algum tempo, mas um novo aplicativo destes pode estar chegando, desta vez para iOS. Ao que tudo indica a rede social parece ter convidado um público seleto para testar as novas versões do aplicativo no sistema da Apple

k

Arquivamento de stories

Outro novo que está para chegar é aquele que permite salvar suas stories em uma pasta pessoal. O recurso parece bastante direto e manteria suas stories prediletas dentro do aplicativo por meses ou até anos.

Assim como as próprias stories e os filtros, cumpre dizer que este recurso surgiu há bastante tempo no Snapchat.

k

Lista fechada de amigos

Segundo nossa fonte, no início deste ano o Instagram foi flagrado testando um recurso de amigos favoritos, que agora parece estar próximo à liberação. É exatamente o que parece: adicione seus amigos mais próximos a um grupo seleto e você pode compartilhar conteúdo apenas com eles - como DMs, mas em grupo (parece que os grupão do zap está chegando em mais uma paltaforma de Mark Zuckerberg).

Ao que tudo indica seus amigos mais próximos não receberão uma notificação quando você os adicionar aos grupos. No entanto, eles serão notificados quando alguém dentro do grupo compartilhará uma nova postagem usando o recurso.

k

Compartilhamento com WhatsApp

E se já que todos os aplicativos são de Mark Zuckerberg, nada mais justo do que ele querer que todos os seus aplicativos sejam integrados, certo? Pois isso que agora você vai ter a possibilidade nativa de enviar algum post aos seus amigos do mensageiro.

k

Top Emojis e Top Hashtags

Ao que tudo indica agora voce vai poder buscar diretamente pelos emojis ou hashtags que estão em alta, assim como uma lista de trending topics do Twitter.

l

Seguir tópicos

E por falar em hashtag, você gosta de alguma delas em especial e está sempre buscando por novas postagens da mesma? Agora você poderá seguir a mesma para que seja avisado dos posts mais bombados com aquela marcação ou as stories mais recentes.

9

Opção de fixar uma conversa no Direct

Mais um recurso que veio do WhatsApp. Agora vai ser possível fixar conversas no direct no topo da lista. A opção não foi inaugurada há muito no outro aplicativo de Markinho e agora está chegando à rede de fotos.

Aprenda aqui a usar o direct do Instagram diretamente do computador

t

Substituição automática de palavras por emoticons

Sabe aquele lance de escrever uma palavra na mensagem a ser enviada e ela automaticamente ser substituída pelo emoticon correspondente? O recurso fez sua estreia no iOS 10 e até ganhou um post exclusivo aqui no Oficina. Agora, segundo o vídeo abaixo, está chegando também ao Instagram. 

Só não sabemos se será exclusivo aos aparelhos da Apple, ou também aqueles de outras marcas, já que o recurso só existe para iOS, até o momento.

Vídeo incorporado do YouTube Mais um café?

Não entendeu o título? Pois espera só até você ver o print abaixo. 

A opção "Adicionar Café" aparece na hora de publicar algo na sua página do Instagram. Para que ela serve ou o que ela faz ainda não se sabe. Sugestões?

c

Essas são as primeiras novidades que foram vistas na nova versão que está sendo liberada aos poucos em modo de teste para poucos usuários. Você foi um dos selecionados? Então conte pra gente qual novidade mais lhe agradou ou então se notou mais alguma que não foi falada no post.

Se novas coisas surgirem atualizaremos o post. Fique de olho.