Quando falamos em computador logo imaginamos um modelo super potente de tamanho tradicional. Pois bem, saindo da lógica, recentemente, durante a IBM Think 2018, a empresa revelou um novo computador que chama a atenção pelo seu tamanho, ou seja, de apenas 1X1, o que equivale a um grão de sal.

A intenção dele é usar blockchain para monitorar a entrega de produtos e com isso evitar as falsificações. Ele possui um custo-benefício incrível por custar apenas US$ 0,10 e ainda economia de energia.

IBM revela menor computador do mundo.
IBM revela menor computador do mundo.

O real objetivo de um minicomputador é focar justamente na segurança do nosso cotidiano em sistemas antifraudes. Ele pode ser usado em um número grande de possibilidades, como em um medicamento que ateste sua autenticidade ou até em um brinquedo.

A IBM, durante o evento, exemplificou que o microcomputador também pode ser usado em produtos de trânsito, além disso, evitando que seja comprado um produto falsificado. Ele funcionaria como uma espécie de "selo de garantia digital".

A empresa não forneceu as especificações do novo computador, tampouco quando irá lançar a tecnologia. A IBM comentou apenas que o minicomputador possui desempenho igual aos dos processadores do início dos anos 90.

"Essas tecnologias abrem caminho para novas soluções que abordem segurança alimentar, autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados, identificação de objetos falsificados e detecção de origem de produtos de luxo."