A Huawei divulgou nesta semana os resultados obtidos pela empresa durante todo o ano de 2020, período em que a fabricante chinesa sofreu com sanções comerciais impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump. Apesar do embargo a marca conseguiu se recuperar e manter um bom rendimento financeiro durante todo o ano.

Ano lucrativo

A empresa informou que obteve um lucro de aproximadamente 3,8% se comparado com o ano de 2019. Esse aumento equivale a cerca de US$ 136,7 bilhões, que convertido para o real ultrapassa os 776 bilhões. Em julho de 2020 a empresa ainda apresentava certa certa vantagem sobre suas concorrentes, possuindo uma parcela significativa do mercado global de smartphones, mais especificamente 19,7%, seguida pela Samsung e Apple.

No último trimestre do ano passado o AnTuTu Benchmark listou os melhores smartphones e a Huawei ocupou a primeira e segunda posição com o Honor 30 e Nova 7, respecivamente.

Leia também:

Superando os obstáculos

O ano de 2020 fez com que as fabricantes de smartphones precisassem se adequar a uma nova realidade: a pandemia. Se comparado com os anos anteriores é possível notar que houve uma queda significativa na quantidade de celulares vendidos, resultado que impactou diretamente no faturamento anual das empresas. Para a Huawei não foi diferente, porém a marca também teve outros obstáculos além da pandemia.

O governo dos Estados Unidos aplicou sanções comerciais contra a Huawei, que ficou impedida de utilizar vários serviços de empresas estadunidenses, incluindo o Google, responsável por liberar o Android para que as marcas utilizem em seus celulares, obrigando a fabricante a desenvolver seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS.

Huawei vs EUA. (Foto: Oficina da Net).
Huawei vs EUA. (Foto: Oficina da Net).

Apesar da pressão comercial externa, da queda nas vendas e ter que criar um firmware próprio em tão pouco tempo, a empresa conseguiu lucrar e ver seus números crescerem 3,8% no ano passado.

Fonte