Recentemente, noticiamos que a Huawei conseguiu ultrapassar a Samsung em vendas de smartphones no mês de abril, tornando-se a maior fabricante do mundo. Agora, de acordo com dados recentes da Counterpoint Research, a gigante chinesa também manteve a liderança global no mês de maio.

Durante o período analisado, 81,97 milhões de celulares foram vendidos, com a Huawei obtendo 19,7% do mercado, enquanto que a Samsung vem logo em seguida com 19,6%. A diferença apertada mostra uma grande recuperação da gigante sul-coreana, que registrou 19,1% das remessas globais no mês anterior, perdendo para os 21,4% da concorrente.

Dados da Counterpoint Research sobre o mercado de smartphones no mês de maio

Segundo a Counterpoint Research, a leve recuperação da Samsung aconteceu por conta da retomada do consumo nos Estados Unidos. Por lá, a venda de smartphones apresentou um crescimento de 56% em maio, beneficiando a empresa.

O relatório ainda mostra que a Apple "agarrou" a terceira posição com 13%, seguida das chinesas Oppo, Vivo e Xiaomi, todas com 8%. Outras marcas somaram 23%.

Samsung deve retomar a liderança

Apesar da Huawei ter liderado por dois meses consecutivos, os dados mais recentes deixam bem claro que a diferença é muito pouca, ou seja, a Samsung deve retomar sua "coroa" em breve. Isso porque a sul-coreana normalmente registra vendas melhores nos países do hemisfério Norte, região que vem retomando o consumo de produtos eletrônicos, especialmente smartphones.

Além disso, outro desafio para a Huawei nos próximos meses é o endurecimento das sanções impostadas pelos Estados Unidos. O fornecimento de processadores móveis produzidos pela TSMC deve continuar até setembro, atendendo as encomendas feitas antes da nova medida assinada pelo presidente Donald Trump.

Quando esse período acabar, existem muitas incertezas sobre o estoque de componentes para os modelos que serão lançados a partir do segundo semestre, algo que já estaria afetando o cronograma de fabricação da linha Mate 40.