De acordo com uma conta na rede social Weibo agora excluída, o HarmonyOS 2.0 Beta já terminou a execução de testes e a Huawei está se preparando para a avançar à edição 3.0, e a informação é que o P50 será o primeiro smartphone da gigante chinesa a chegar com o sistema operacional de fábrica.

É óbvio que isso não quer dizer que ele será o primeiro telefone a rodar o sistema HarmonyOS propriamente dito, já que muitos aparelhos existentes da Huawei contam com a versão beta para download, porém, o P50 será o primeiro lançamento da Huawei sem Android integrado, o que dá lugar para o sistema operacional da empresa.

A fabricante revelou recentemente que está se preparando para lançar o HarmonyOS de forma oficial, e que seu objetivo é integrar entre 300 a 400 milhões de dispositivos com o sistema proprietário da companhia. Embora esse número pareça surpreendente, vale lembrar que o software não será utilizado apenas em smartphones, mas também em smartwatches, smart TVs, tablets e qualquer outro aparelho loT.

Leia também:

Huawei Petal em desenvolvimento

O pontapé inicial para essa migração em massa já foi dado recentemente, quando a empresa anunciou a sua plataforma de recursos baseado no ecossistema Google. A Huawei Mobile Services é a versão chinesa do Google Mobile Services e apresenta uma alternativa em que é possível utilizar praticamente os mesmos recursos do Android.

O ecossistema da Huawei já conta com o Petal Search, sistema de buscas inspirado no Google Search, além do Petal Maps e Petal Docs, criados como uma opção do Google Maps e Google Docs, sistemas atualmente vetados pelo governo norte-americano. Além disso, na semana passada flagramos os testes do Petal Mail, sistema baseado no Gmail que deve ser oficializado em breve. Por fim, a companhia deve anunciar a qualquer momento a sua versão de teclado, assistente virtual e aplicativo para realidade virtual.