De acordo com a Patent Result, empresa de pesquisa com sede em Tóquio, a Huawei foi a empresa que mais registrou patentes em 2018. A fabricante chinesa somou nada menos que 5.405 pedidos, ultrapassando (e muito) a Mitsubishi Electric e a Intel, que ficaram em segundo e terceiro no ranking, respectivamente.

No entanto, a análise aponta que as patentes da Huawei não chegaram a ser inovadoras, dado que apenas 21% dos registros foram classificados como "altamente inovadoras". Nesse segmento, Intel e Qualcomm conseguiram 32% e 44%, respectivamente.

Huawei liderou em números de patentes no ano passado

Além disso, também foi descoberto que nas melhores patentes da Huawei existem muitas contribuições de norte-americanos, afinal, de 30 engenheiros, 17 vieram de empresas com sede nos Estados Unidos. Isso mostra que a gigante chinesa está empenhada em buscar novos talentos para crescer ainda mais seu setor de P&D.

Outro ponto que devemos destacar é o fato que, de 500 patentes compradas pela Huawei, 250 eram de companhias americanas, representando quase 67% de todas as suas patentes "altamente inovadoras". Yahoo e IBM, por exemplo, conseguiram vender um número de patentes considerável, 37 e 40, respectivamente.

Lembrando que em julho deste ano os senadores dos Estados Unidos apresentaram um projeto de lei para impedir que a Huawei comprasse ou vendesse qualquer patente no país. Levando em consideração que boa parte das patentes importantes da chinesa são estrangeiras, se aprovada, a lei vai dificultar de uma forma assustadora o avanço tecnológico da empresa. Portanto, esperamos que isso não aconteça.

Fonte: GizMoChina