Devido a proibição imposta pelos Estados Unidos em maio deste ano, que impedia que empresas norte-americanas negociassem com a Huawei, a ARM vinha analisando se poderia continuar fornecendo suas tecnologias para a gigante chinesa.

Agora, após alguns meses de análise, foi confirmado que a Hisilicon, subsidiária de chips da Huawei, pode continuar usando as arquiteturas ARM v8-A e V9, pois elas são de origem britânica. Um representante da ARM disse em uma entrevista: "continuaremos fornecendo suporte a HiSilicon para a arquitetura ARM v8-A, bem como para a próxima geração dessa arquitetura. Após uma revisão abrangente de ambas, elas foram consideradas de origem britânica".

Essa notícia é muito benéfica para a Huawei, afinal, ela depende bastante dos designs de CPU e GPU da ARM, já que eles fazem parte do processador Kirin que vem embarcado em seus smartphones. Portanto, se a proibição incluísse essas arquiteturas, isso certamente afetaria o desempenho da empresa no mercado global, mas felizmente esse não é o caso.

Apesar da proibição está em vigor, a Huawei continua firme no setor de smartphones, dado que sua receita cresceu 27% no terceiro trimestre. Além disso, ela espera vender 270 milhões de aparelhos até o final do ano, algo que realmente deve acontecer, pois já foram comercializados 200 milhões até o momento.

Fonte: GizMoChina