A QCY, uma das principais marcas do mundo no mercado de fones de ouvido, nos enviou para testes o QCY H3, um headphone lançado no pela empresa no final do ano passado com foco no custo-benefício. Eu testei o dispositivo por quase um mês e, depois de uma análise cautelosa, agora vou dar minha opinião sincera do produto. Afinal, vale a pena comprar o QCY H3? Acompanhe a nossa análise completa.

QCY H3: o que vem na caixa?

QCY H3: o que vem na caixa? Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
QCY H3: o que vem na caixa? Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
  • 1 headphone QCY H3
  • 1 cabo USB-C para carregamento
  • 1 cabo auxiliar para usá-lo sem Bluetooth
  • Manual de instruções

Ficha técnica QCY H3

  • Tipo: Headphone Over-ear;
  • Materiais: policarbonato, aço inoxidável e espuma revestida;
  • Cancelamento de ruído ativo: até -43 dB;
  • Bluetooth: versão 5.3 (10 m de alcance);
  • Driver: dinâmico de 40 mm;
  • Tem baixa latência: sim
  • Bateria: 500 mAh com carregamento rápido;
  • Conectores: P2 (com cabo incluso) e USB Tipo C (com cabo incluso).

Especificações do QCY H3

O QCY H3 ANC é um headphone que deve atender usuários que buscam uma experiência de áudio imersiva com cancelamento de ruído. O dispsoitivo está disponível em três opções de cores elegantes, sendo branco, preto e azul escuro. Sua construção é feita com diversos materiais como plástico, ABS e couro.

QCY H3
QCY H3

O seu maior destaque é a tecnologia avançada de cancelamento de ruído ativo, que neste caso funciona muito bem se você quer desfrutar de sua música sem distrações indesejadas. Além disso, o QCY H3 oferece suporte para áudio de alta resolução, garantindo uma qualidade de som excepcional.

Seu sistema sonoro ainda é composto por drivers de 40 mm e uma resposta de frequência de 20Hz a 20kHz, garantindo uma reprodução de áudio equilibrada e nítida. Sua bateria tem capacidade de 500mAh que, segundo a fabricante, oferece até 60 horas de reprodução com volume em 50%, e o tempo de carregamento é rápido, apenas 2 horas.

Especificações do QCY H3. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
Especificações do QCY H3. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net

Além disso, o QCY H3 conta com uma função de baixa latência de apenas 78ms, o que pode ser ideal em jogos competitivos. Compacto e leve, o QCY H3 é fácil de transportar, medindo 160.2 x 81.7 x 196.8mm e pesando apenas 260g.

Quanto às opções de conexão, você pode escolher entre conexão com fio através de um cabo de áudio de 3,5 mm ou sem fio via Bluetooth 5.4. Essa versão da conectividade sem fio suporta conexão multiponto, permitindo alternar facilmente entre dispositivos, e seu alcance chega a até 10 metros em espaço aberto. Ele conta com três microfones integrados, o que permite que você faça chamadas com uma clareza cristalina.

Design elegante e discreto

Recebemos o QCY H3 na cor preta, mas independente da cor que escolher, você pode ficar tranquilo com um acabamento de qualidade premium e com muitos recursos úteis, como diversos botões, entrada USB-C para carregamento e conector P2 para cabo de 3,5 mm.

Botões do QCY H3. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
Botões do QCY H3. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net

Começando pelos botões, temos três opções empregadas no lado direito do headphone. Um botão tem o controle de volume para aumentar ou baixar o som, outro liga/desliga o dispositivo e ainda há um botão para alternar entre os modos ANC (cancelamento de ruído). Além da principal finalidade que cada um deles recebe, os botões podem também atender/recusar uma chamada telefônica e até avançar ou retroceder entre uma playlist de músicas.

O QCY H3 é feito em um plástico resistente, com um acabamento fosco em todo o seu corpo. O logotipo "QCY" está presente em cada uma das hastes, mas de forma bem discreta, quase não dá para ver. Ele também possui pads confortáveis que não incomodam, mesmo durante um longo período de uso.

Logotipo da QCY presente na hasta do fone. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
Logotipo da QCY presente na hasta do fone. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net

Visualmente, todo o conjunto do QCY H3 é discreto, tem boa qualidade de acabamento e tudo muito bem encaixado.

Qualidade do aúdio impressiona

Em termos de qualidade de áudio, minha experiência com o QCY H3 ANC foi excepcional. Tudo é muito equilibrado, sem exageros ou que ficam devendo; os graves são presentes na medida certa, médios nítidos e agudos agradáveis, mesmo no volume mais alto.

Pads macias contribuem para uma experiência confortável. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
Pads macias contribuem para uma experiência confortável. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net

Para aqueles que buscam uma personalização extra, o aplicativo da QCY é completo e oferece vários presets para você curtir suas músicas da forma que mais te agrada, e ainda tem a opção de personalizar todos os controles.

O destaque do produto é, sem dúvida, o cancelamento de ruído ativo (ANC). Durante meus testes, o ANC ofereceu um conforto notável, mesmo em ambientes realmente barulhentos. Ele tem um Modo Adaptável que ajusta o ANC de forma inteligente, prometendo o melhor cancelamento de ruído de acordo com as necessidades de cada situação.

Minha experiência com o QCY H3 foi excepcional. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
Minha experiência com o QCY H3 foi excepcional. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net

A única coisa que não me agradou foi o microfone. Para quem não faz muitas chamadas e vai precisar atender alguém de forma bastante breve, ele deve funcionar tranquilamente. Mas para quem pretende usá-lo na academia ou na rua e precisa atender uma chamada, talvez seja necessário desconectar o fone do seu celular.

Bateria decente

Em relação à bateria, o QCY H3 ANC oferece uma performance decente, embora não seja excepcional quando comparado a outros modelos disponíveis no mercado. Até o Haylou S35 ANC, que também já testamos aqui no Oficina da Net, tem uma autonomia um pouco melhor em comparação com o QCY H3.

Nos testes que fiz, o QCY H3 ficou ligado com o ANC ligado e no volume mais alto por aproximadamente 4 a 5 horas por dia, o que fez descarregá-lo completamente em quatro dias de uso. Isso quer dizer que para aqueles que utilizam o dispositivo em momentos pontuais do dia, como no ônibus a caminho do trabalho ou na academia, a autonomia é satisfatória. No entanto, para usuários mais intensivos, ter que recarregar o fone mais de duas vezes por semana pode não ser a melhor experiência.

Concorrentes

Podemos listar pelo menos dois fortes concorrentes do QCY H3:

Haylou S35 ANC

Haylou S35 ANC
Haylou S35 ANC

Já mencionado neste artigo, o Haylou S35 ANC é um dos principais rivais do QCY H3 atualmente. Ele também tem vários modos de cancelamento de ruído que funciona muito bem, incluindo um Modo Transparente que te permite ouvir apenas o ambiente ao seu redor, sem precisar tirar o fone da orelha. Quanto à qualidade sonora, ele vem equipado com drivers de 40 mm com selo Hi-Res Audio e sua bateria tende a ser melhor, podendo durar até uma semana, dependendo do seu uso.

Edifier W820NB

Edifier W820NB (Fonte: Vitor Valeri/Oficina da Net)
Edifier W820NB (Fonte: Vitor Valeri/Oficina da Net)

O W820NB da Edifier — já analisado aqui no Oficina da Net — é outro modelo semelhante ao QCY H3, com o mesmo driver de 40 mm, selo Hi-Res, Bluetooth 5.0 e entrada USB-C para carregamento. Entretanto, ele não possui opção de interação por gestos e seu tempo de bateria deve durar entre 29 a 49 horas. Outro porém é que com o ANC ativado, é possível reduzir em até 38 dB o ruído externo, enquanto o QCY H3 ANC chega a 43 dB.

O QCY H3 é bom? Vale a pena?

O QCY H3 oferece muito mais do que um bom preço. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net
O QCY H3 oferece muito mais do que um bom preço. Imagem: Adalton Bonaventura / Oficina da Net

O QCY H3 funciona melhor do que imaginava. Pelo seu preço de R$ 200 atualmente, ele pode ser o headphone ideal para quem procura uma experiência de áudio bastante imersiva, mas não quer gastar tanto com modelos mais caros e populares do mercado. A bateria é boa, e ele é também bastante confortável, mesmo quando usamos por um período mais longo.

O aplicativo QCY também dipensa apresentações, dando mais controle ao usuário. Além disso, seu design consegue ser elegante e discreto ao mesmo tempo, bem como seu peso extremamente leve. Com isso, podemos dizer que o QCY H3 é completo e deve atender diferentes tipos de usuários, desde os mais exigentes, como também aqueles que simplesmente querem curtir o seu som favorito.

PRÓS 💚 CONTRAS ❌
  • Excelente cancelamento de ruído
  • Qualidade sonora muito boa
  • Aplicativo QCY bastante completo
  • Excelente relação custo-benefício
  • Aplicativo bem completo
  • Leve e discreto
  • Bateria poderia ser um pouco melhor
  • Microfone é fraco

Preço e onde comprar o QCY H3

O QCY H3 está disponível no AliExpress com taxas de importação, mas também na Amazon e Mercado Livre com preço fixo. Seu preço oficial é de R$ 516, mas ele está com desconto e pode ser adquirido por menos da metade desse valor, dependendo da plataforma que você escolher.

Veja os links e valores de compra: