Quando eu vi pela primeira vez o Huawei FreeClip fiquei com uma incerteza, será que realmente prende ao ouvido? E se prender, como é som, já que é um fone de ouvidos in-ear sem as borrachas. Minha grata surpresa foi que ele é extremamente confortável e som agradável demais.

Eu testei o FreeClip por algumas semanas e aqui estão as minhas impressões desse fone de ouvidos diferentão da Huawei.

Design e conforto

Usando o FreeClip no estúdio
Usando o FreeClip no estúdio

O Huawei FreeClip redefine o conceito que eu tinha de ergonomia em fones de ouvido. Ele de fato é diferente, tem uma nova abordagem que mistura estilo e conforto. Quando você "veste" eles, parece estar usando brincos, até é estranho no começo, mas você se acostuma.

Disponíveis nas cores preto e roxo, os FreeClips apresentam uma superfície perolada no modelo roxo.

As cores do Free Clip
As cores do Free Clip

A construção é sólida, graças ao uso de uma liga de níquel-titânio sob a cobertura de plástico flexível, garantindo que os fones voltem sempre ao ângulo de conforto ótimo de 11,4 graus após serem dobrados.

Esta característica, juntamente com a resistência à poeira e salpicos de água (certificação IP54), assegura uma experiência de uso confiável em diversas condições.

Usando para esportes

Usando para prática de esportes, como corrida e ciclismo, eu pensava que eles não iriam segurar, pois nenhum fone que eu usei até hoje ficou 100% preso, sempre que o suor aparece mais, os fones acabam escorregando do ouvido a ponto de cair no chão mesmo, então é preciso toda vez ficar ajustando eles, o que acaba sendo incômodo.

Usando o FreeClip para correr
Usando o FreeClip para correr

Correndo é onde há mais impactos constantes e de fato essa haste flexível segura o fone nos ouvidos.

Usando o FreeClip em ciclismo
Usando o FreeClip em ciclismo

Na bike a alça do capacete vive esbarrando nele, o que me incomodou um pouco. Precisei parar para ajustar melhor e então ele afirmou. Em uma descida onde a velocidade é maior e o vento consequentemente maior, os fones se mantiveram nos ouvidos mesmo com suor, houve apenas uma vez que eles quiseram escapar, por conta das alças do capacete mexerem no fone.

Facilidade de Uso

Colocar os FreeClips é intuitivo e simples, permanecendo seguros mesmo durante atividades físicas intensas. A sensação de pressão é praticamente inexistente, mesmo após horas de uso, graças à engenhosa ponte C que conecta os elementos acústicos e de conforto.

O design aberto contribui para um encaixe natural, tornando os fones imperceptíveis durante o uso prolongado.

FreeClips da Huawei
FreeClips da Huawei

Outro ponto é que eles não tem lados, qualquer lado que você vestir vai funcionar e ele automaticamente vai detectar o lado e converter o fone. Os dois são idênticos, caso não tenha percebido e por este motivo não contam com marcação de qual lado é qual.

Conectividade

Com suporte para conexão Bluetooth dual e compatibilidade com codecs de áudio modernos, os FreeClips oferecem uma experiência de áudio versátil e de alta qualidade.

A configuração é facilitada em dispositivos Huawei, mas também suporta pareamento clássico para outras marcas.

Os fones podem ser gerenciados por até dois dispositivos simultaneamente e contam com superfícies sensíveis ao toque para controles intuitivos, permitindo ajustes personalizados através do aplicativo AI Life.

Qualidade do Som

Os FreeClips utilizam os mesmos drivers das FreeBuds 5, oferecendo um som potente e imersivo, especialmente nos médios e graves.

A tecnologia empregada permite uma experiência de áudio rica e envolvente, sem vazamento sonoro significativo para o ambiente.

Som direcionado do FreeClip
Som direcionado do FreeClip

É incrível você poder escutar os barulhos externos e ao mesmo tempo ouvir som e as pessoas ao redor não escutar absolutamente nada do que você ouve. Chega a ser estranho não escapar som, mas sim entrar som.

Não há isolamento

Como você pode ter notado, os fones não possuem isolamento acústico ou de ruídos. Para quem precisa desse recurso, esquece, você vai ouvir tudo que é barulho externo.

A prática de exercícios ao ar livre é fundamental escutar trânsito ou mesmo qualquer barulho ao redor, evitando assim acidentes. Mas em cima da bike pode ser barulhento demais o vento que nele bate.

Qualidade do microfone e chamadas

A promessa de chamadas cristalinas parcialmente se cumpre; as vozes são facilmente compreensíveis, mas a qualidade do áudio do usuário pode variar conforme o ambiente. No entanto, o desempenho é consistente, e a IA faz um excelente trabalho ao eliminar ruídos de fundo, mantendo a voz do usuário clara mesmo em condições ventosas.

Duração da bateria

A autonomia do FreeClip supera as expectativas, com os fones alcançando quase nove horas e meia de reprodução com volume moderado, ultrapassando a estimativa da Huawei. A case de carregamento suporta recarga via USB-C ou sem fio, oferecendo conveniência adicional para o usuário.

Conclusão

O Huawei FreeClip me surpreendeu e até que enfim encontrei um fone com padrão diferente, combinando design com conforto excepcional, conectividade avançada, e qualidade de som imersiva.

Huawei FreeClip
9.0
Prós
  • Conforto
  • Conectividade
  • Bateria
  • Qualidade sonora
  • Não caem dos ouvidos
Contras
  • Muito barulhento para ciclistas
  • Poderia ser mais barato

Apesar de alguns pontos a melhorar na clareza das chamadas em ambientes ruidosos, a performance geral, especialmente a duração da bateria, posiciona o FreeClip como uma opção atrativa para usuários que valorizam a integração entre funcionalidade e estilo no seu dia a dia.

E se você é corredor, esse é o fone. Para ciclistas, ele pode incomodar com o vento.

Preço

O preço inicial foi de R$ 1.099, um tanto salgado. Eu indico aguardar um tempo para comprar o dispositivo, quando ele estiver abaixo dos R$ 800, será um ótimo negócio.