Somente os AirPods Pro (2ª geração) USB-C podem transmitir o áudio sem perdas, de acordo com a Apple. Joe Rossignol, do site MacRumors, relatou que durante uma entrevista o vice-presidente de detecção e conectividade da Apple, Brian Tong, somente a segunda geração dos AirPods Pro que possui o estojo (case) de carregamento com a porta USB-C é capaz de transmitir o áudio sem perdas (lossless) em conjunto com o Apple Vision Pro.

Só os AirPods Pro USB-C tem áudio sem perdas

Porque somente os AirPods Pro (2ª geração) USB-C possuem o áudio sem perdas (lossless). Fonte: Vitor Valeri
Porque somente os AirPods Pro (2ª geração) USB-C possuem o áudio sem perdas (lossless). Fonte: Vitor Valeri

Segundo Brian, o chip H2 dos (2ª geração) USB-C possui suporte para a transmissão sem fio na faixa de frequência de 5 GHz. Isso permite que haja a transferência de dados com latência consideravelmente mais baixa e com menos interferência. Desta forma, a Apple diz que é possível obter um fluxo com profundidade de 20 bits e uma taxa de amostragem (sample rate) de 48 KHz com a ajuda do Vision Pro, os óculos de realidade virtual e realidade aumentada criados pela empresa.

Infelizmente, como a versão com porta Lightning dos AirPods Pro 2 é capaz somente de lidar com a transmissão utilizando a banda de 2,4 GHz, não é possível obter a transmissão sem perdas de áudio neste caso. Você pode conferir a explicação detalhada de Brian Tong a respeito disso indo aos 26 minutos do vídeo abaixo.

Lançamento e disponibilidade

Os novos AirPods Pro (2ª geração) com case de carregamento MagSafe com USB-C serão vendidos por R$ 2.599,00 no site da loja online da Apple no Brasil. Porém, não foi informado a data de lançamento e disponibilidade dos fones de ouvido Bluetooth True Wireless.