O Apple Vision Pro promete "uma sala de cinema pessoal com uma tela de 30 metros de largura", segundo a apresentação feita na WWDC 2023. Isso nos leva a pensar que só teríamos vantagens, certo? Entretanto, não é bem assim e vamos explicar o porquê há de se considerar a distância entre a tela e os seus olhos. Veja a seguir o que é dito por especialistas e instituições a respeito.

Qual é a distância segura entre os olhos e a tela do Apple Vision Pro?

Par de telas micro OLED do Apple Vision Pro. Fonte: Apple
Par de telas micro OLED do Apple Vision Pro. Fonte: Apple

De acordo com a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMTPE), é recomendado manter uma distância entre seus olhos em que se tenha um ângulo mínimo de 30° com relação a tela. Essa orientação é utilizada para assistir filmes. Porém, a recomendação do ângulo para salas de cinema é cerca de 40°. Segundo o site RTINGS, uma TV de 88" (1,88m de largura por 1,05m de altura) deverá ficar a uma distância de 3,63 metros enquanto uma TV de 55" exige uma distância de 2,35m.

A distância ideal entre o expectador e uma tela de 55 polegadas (inches), segundo a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPT) é de 2,35m (5,5 pés). Fonte: RTINGS
A distância ideal entre o expectador e uma tela de 55 polegadas (inches), segundo a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPT) é de 2,35m (5,5 pés). Fonte: RTINGS

Considerando que o par de telas micro OLED do Apple Vision Pro está a cerca de apenas 5cm (ou até menos) dos nossos olhos, é de se pensar se esta seria a distância ideal para consumir conteúdos diversos. De acordo com Nanosys, uma empresa focada no desenvolvimento de produtos baseados em nano tecnologia que fabrica componentes para telas OLED, a luz azul, emitida por displays OLED, é uma faixa no espectro de luz altamente critica para os olhos de acordo com oftalmologistas. Segundo Melissa Barnett, principal optometrista do UC Davis Medical Center (UCDMC), um importante centro acadêmico de saúde localizado em Sacramento, Califórnia, EUA, é importante fazer uma pausa de 20 segundos para ver qualquer conteúdo a 6 metros de distância por um período de 20 minutos.

Considerando que nossos olhos estão a uma distância consideravelmente menor que o exemplo dado acima para a exposição de telas, há a necessidade de informações a respeito do tempo ideal para utilização do Apple Vision Pro, algo que não foi mencionado durante a apresentação do produto. Certamente houve pesquisas sobre essa questão durante o desenvolvimento do produto, mas estranhamente ela não foi abordada durante o WWDC 2023, dando a entender que a empresa deixou a saúde dos clientes de lado.

Tecnologia e tamanho das telas do Apple Vision Pro

Segundo a Apple, o Vision Pro possui um par de telas com tecnologia micro OLED que oferece "23 milhões de pixels em dois monitores". Para efeito de comparação, uma TV 4K possui 8,294,400 de pixels e ao somar duas telas com esta resolução temos 16,588,800 pixels. De acordo com a empresa, ao combinar os displays com as lentes catadióptricas personalizadas, é proporcionado um alto nível de nitidez e clareza.

O par de telas micro OLED do Apple Vision Pro possui 23 milhões de pixels ao somar os dois displays. Fonte: Apple
O par de telas micro OLED do Apple Vision Pro possui 23 milhões de pixels ao somar os dois displays. Fonte: Apple

Durante a apresentação dos óculos de realidade virtual e realidade aumentada da Apple, foi dito que o Vision Pro "pode transformar qualquer espaço em uma sala de cinema pessoal com uma tela de 30 metros de largura". Considerando o nosso campo de visão, a capacidade de gerar uma tela virtual de 30 metros de largura será praticamente indiferente aos nossos olhos, já que iremos conseguir ver apenas uma pequena fração do que está sendo exibido, sendo necessário virar a cabeça para observar o restante das renderizações criadas pelo visionOS, sistema operacional criado para o produto.

Confira abaixo o vídeo promocional do Apple Vision Pro.