No dia 14 de setembro de 2023, a Bose anunciou sua nova série de fones de ouvido Bluetooth QuietComfort, que inclui dois modelos de headphones (QuietComfort Ultra e QuietComfort) e um in-ear TWS (QuietComfort Ultra). Todos apresentam cancelamento de ruído ativo (ANC) e incorporam recursos inovadores nesta atualização.

Headphones Bose QuietComfort Ultra

Novo headphone Bluetooth Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose
Bose anuncia o sucessor do headphone Bose 700, o Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose

O headphone Bluetooth Bose QuietComfort Ultra substitui o Bose 700. Através de seu DPS (Digital Signal Processing) [1], a Bose afirma trazer um som imersivo e ajustado para um "desempenho incomparável". Note que esta questão de desempenho não deve ser levada a sério, pois toda empresa exalta o seu produto e o ideal é pesquisar sobre análises/opiniões do produto em fóruns e sites, além de ouvi-lo, se possível.

Através do modo "Bose Aware", a tecnologia "ActiveSense", é possível ouvir a música e os sons do ambiente ao mesmo tempo. Seu funcionamento consiste basicamente em tentar diferenciar a música dos barulhos ao redor, proporcionando uma experiência ininterrupta de audição de músicas ou outros áudios. Além disso, ainda há um mecanismo para tornar a voz do usuário clara durante ligações, isolando ruídos indesejados advindos do local onde se está.

[1] Artigo sobre o que é Digital Signal Processing (DSP)

Novo headphone Bluetooth Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose
Novo headphone Bluetooth Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose

Ao contrário dos headphones Sony WH-1000XM5 e Sennheiser Momentum 4 Wireless, o Bose QuietComfort Ultra possui um arco (headband) dobrável, permitindo que seja possível ocupar menos espaço em seu estojo (case) de armazenamento. Mas ao analisar o material das ear pads ("almofadas"), infelizmente ele segue o que os outros fizeram e utiliza material PVC/PU que imita o couro, diminuindo a vida útil da peça, pois invariavelmente irá descascar com o tempo de uso, mesmo que a espuma ainda esteja em boas condições. Pelo menos, as ear pads são removíveis e é possível trocá-las após ficarem severamente desgastadas.

Estojo (case) do headphone Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose
Estojo (case) do headphone Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose

Outro ponto diferente com relação à concorrência é o uso de botões físicos para controlar a música, alternar entre os modos, sincronizar/emparelhar via Bluetooth e desligar/ligar. Há também um indicar LED para a bateria ou status do fone de ouvido, uma saída de áudio de 2,5mm e uma porta USB-C para carregamento.

Novo headphone Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose
Novo headphone Bose QuietComfort Ultra. Fonte: Bose

Em termos de bateria, o QuietComfort Ultra fica atrás de seus concorrentes diretos da Sony e da Sennheiser, oferecendo apenas 24 horas de reprodução contínua com uma única carga com o "áudio imersivo" da Bose desligado (provavelmente o cancelamento de ruído ativo/ANC estará desligado).

Lançamento e disponibilidade

Os headphones Bose QuietComfort Ultra chegarão nos EUA por US$ 429 no início do mês de outubro em 2023, mas já estão em pré-venda na loja online oficial.