O Sennheiser IE 600 certamente é um upgrade direto do IE 200, seu irmão menor, que têm review no Oficina da Net. Além de ter um formato idêntico, mudando somente o material, o IE 600 tem um equilíbrio tonal (distribuição de graves, médios e agudos) muito semelhante ao que há no IE 200, mas coincidências acabam por aí, pois a capacidade de reprodução deste modelo da Sennheiser impressiona e não é pouco.

A qualidade de construção do Sennheiser IE 600 é boa?

Análise (review) do Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri
Análise (review) do Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri

A house (corpo do fone) do Sennheiser IE 600 é feita através de impressão 3D utilizando uma liga metálica de Zircônio AMLOY-ZR01, que é ideal para impressão 3D utilizando um processo de fusão a laser, segundo a Heraeus, uma multinacional alemã que trabalha nos segmentos de metais preciosos, odontologia, sensores, vidro de quartzo, entre outros. Abaixo um vídeo com algumas cenas do processo de fabricação da house do IE 600.

O conforto e encaixe do IE 600 seguem a mesma forma de todos os outros modelos da série IE da Sennheiser (IE 200, IE 300 e IE 900), apresentando um extremo conforto e segurança nos ouvidos. É importante se atentar à inserção do in-ear no canal auditivo, pois tive problema com dores em algumas regiões da orelha por ter encaixado o fone de ouvido de forma muito profunda. Além disso, observe também o momento em que o selo é perdido ao posicionar o intra-auricular na orelha, pois se isso ocorrer, a qualidade de som entregue será alterada, principalmente na região dos graves.

Conforto e encaixe do Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri
Conforto e encaixe do Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri

O cabo que vem com o IE 600 é diferente do IE 300, embora seja parecido visualmente. Não há aquela sensação de aderência de elástico de borracha, que fica pregando. Entretanto, ainda prefiro o design do cabo utilizado no IE 200, que é trançado.

Acho que a utilização do conectores 2-pin nos cabos dos in-ears da Sennheiser seria uma opção mais duradoura, que apresenta menos com problemas de conexão, comparado ao MMCX, conector utilizado em toda a série IE. Para piorar, os conectores MMCX utilizados pela Sennheiser são proprietários e não é possível utilizar outros cabos com o MMCX padrão. Caso não saiba o que é 2-pin ou MMCX, acesse nosso artigo sobre estes conectores.

Cabo balanceado com plugue 4,4mm do Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri
Cabo balanceado com plugue 4,4mm do Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri

Em termos de acessórios, o IE 600 vem com uma case simples e dois cabos, sendo um com plugue de 3,5mm e outro com plugue 4,4mm, que é balanceado. Note que somente a partir do IE 300 em diante há uma case para guardar o fone de ouvido, pois o IE 200 infelizmente não conta com nenhum acessório além de um conjunto de diferentes tamanhos de ear tips.

Case para guardar o Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri
Case para guardar o Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri

Como é a qualidade de som do Sennheiser IE 600?

Como foi dito no início deste review, o Sennheiser IE 600 possui um equilíbrio tonal (distribuição de graves, médios e agudos) muito semelhante ao do Sennheiser IE 200. Entretanto, as semelhanças no som acabam por aí, pois este modelo vai além na apresentação dos sons nas músicas, mostrando um refinamento maior, com mais extensão, detalhamento e textura.

Os graves do IE 600 apresentam grande extensão e textura. Certamente eles possuem grande presença na maioria dos álbuns reproduzidos, mas a implementação deles foi muito bem-feita em minha opinião, pois trouxe mais eufonia, musicalidade, para as músicas e detalhamento, ao mesmo tempo. Nota-se que há uma atividade maior nos sub-graves e graves, mas sem exagerar nos médio graves, trazendo um peso excelente sem interferir nos médios e agudos.

Indo para os médios, temos um leve recuo, que dá uma sensação de espacialidade maior ao reproduzir os sons dos instrumentos. Felizmente, isso não afetou a nitidez ou a doçura das vozes e dos instrumentos de corda, deixando a apresentação bem coesa.

Fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 600 e DAP (Digital Audio Player) FiiO M11S. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 600 e DAP (Digital Audio Player) FiiO M11S. Fonte: Vitor Valeri

Nos agudos, percebe-se que há um brilho a mais, além do considerado natural. Porém, essa escolha foi feita de forma consciente em minha opinião, pois não percebi estridência alguma. Há um brilho bonito nos sons dos pratos, com excelente extensão, mas sem ser agressivo.

A separação de instrumentos e o tamanho do palco sonoro são bons no Sennheiser IE 600 e não tive dificuldade na identificação de cada fonte de som nas músicas na maioria dos álbuns. Entretanto, em alguns raros momentos, por conta da gravação e da mixagem, cheguei a sentir um certo congestionamento de sons. Ou seja, não espere um desempenho impecável sempre, embora já seja muito bom a meu ver.

Conclusão

O Sennheiser IE 600 entrega um excelente conjunto de qualidade de som, construção e conforto e tem uma sonoridade que certamente pode agradar a muitos, que apresenta as músicas de forma detalhada e musical. Certamente é um grande salto comparado ao seu irmão menor, o Sennheiser IE 200. Entretanto, tenha em mente que ele não é um fone barato e custa R$ 7.430 na loja online da Sennheiser Brasil.

Fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Sennheiser IE 600. Fonte: Vitor Valeri