Os AirPods Max apresentam uma séria falha de projeto que pode levar a desligamentos inesperados, problemas de conexão, perda de qualidade de áudio, chiado, entre outros problemas. Isso é surpreendente, considerando o histórico cuidadoso da Apple em relação ao desenvolvimento de seus produtos e a ênfase em proporcionar uma experiência "premium" com os AirPods Max, cujo preço é de R$ 6590 no Brasil e US$ 549 nos EUA.

O que está causando problemas nos AirPods Max?

A maioria dos problemas dos AirPods Max são causados por uma única falha de projeto. Fonte: Unsplash (Foto por Matt Birchler)
A maioria dos problemas dos AirPods Max são causados por uma única falha de projeto. Fonte: Unsplash (Foto por Matt Birchler)

O grande culpado pela grande maioria dos problemas que estão acontecendo com os AirPods Pro é o alumínio utilizado nas ear cups ("conchas") em conjunto com o isolamento do ar interno, que é proporcionado pelas ear pads ("almofadas"). Se o usuário utilizar o fone de ouvido por períodos longos, irá ocorrer a condensação de água dentro das ear cups. Após formar grandes gotas de água, ela entra pelos orifícios onde estão os alto-falantes (drivers), podendo danificar tanto o diafragma do headphone quanto seus componentes eletrônicos.

Embora você encontre com facilidade diversos relatos sobre o problema de condensação nos AirPods Max, incluindo o Reddit, o YouTube, o Twitter (atual "X"), a Apple não reconheceu publicamente a falha de projeto de seu fone de ouvido até hoje. O headphone Bluetooth foi lançado em dezembro de 2020 e já faz quase 3 anos, tendo relatos de usuários insatisfeitos até mesmo no fórum oficial da Apple.

Como a condensação ocorre nos AirPods Max?

Devido ao isolamento do ar interno das ear cups ("conchas") dos AirPods Max, proporcionado pelas ear pads ("almofadas"), com o tempo de uso do fone de ouvido, haverá um aumento de temperatura ao redor das orelhas. Entretanto, o alumínio das ear cups permanecerá frio e isso fará com que a água presente no ar condense na superfície do metal e entre pelos orifícios por onde o som dos alto-falantes (drivers) sai. Esse fenômeno é bem comum em janelas de alumínio em dias mais frios.

Água condensando dentro das ear cups (conchas) dos AirPods Max. Fonte: Reddit (usuário olivka95)
Água condensando dentro das ear cups (conchas) dos AirPods Max. Fonte: Reddit (usuário "olivka95")

Em um tópico no subreddit "AirPodsMax", o usuário "StarWarder" dá um exemplo prático para experimentar o fenômeno de condensação fora dos AirPods Max.

Se quiser experimentar você mesmo, coloque a mão em uma luva de borracha ou vinil e veja com que rapidez ela começa a ficar úmida, mesmo em um ambiente frio, quando suas glândulas sudoríparas não deveriam ser ativadas. Qualquer parte do seu corpo selada ficará úmida.

O que fazer para retirar a água condensada dos AirPods Max?

De acordo com o usuário "MeLikeFishTTV" no subreddit "AirPodsMax", para retirar a água condensada dos AirPods Max você deverá utilizar cotonetes e um pano de microfibra com álcool. Não precisa encharcar de álcool o algodão do cotonete ou o pano de microfibra, segundo o autor do procedimento, bastando uma leve borrifada.

AirPods Max após o procedimento para retirar a água condensada do fone de ouvido. Fonte: MeLikeFish
AirPods Max após o procedimento para retirar a água condensada do fone de ouvido. Fonte: MeLikeFish

Veja no vídeo abaixo que o ideal é desconectar o arco (headband) das ear cups (conchas) dos AirPods Max. Depois disso, é só usar o os cotonetes e o pano de microfibra para espalhar o álcool no corpo do fone de ouvido, conforme é mostrado nas cenas gravadas pelo canal do MeLikeFish no YouTube.