Os novos fones de ouvido do tipo over-ear sem fio Bluetooth com cancelamento de ruido ativo (ANC ou active noise cancelling) da Apple foram muito criticados devido a ausencia de um botão para desligá-lo quando o usuário bem entender. Como se não bastasse, sua case que teoricamente diminuiria o gasto energético do fone virou piada entre os consumidores. Porém, até a pouco tempo atrás, ninguém havia feito testes rigorosos para descobrir o que era verdade ou mentira sobre a bateria dos headphones Bluetooth da Apple, mas felizmente uma agência de design os fez.

Segundo a Apple, os Airpods Max duram até 20h com o cancelamento de ruido (ANC) ligado e o efeito "spatial audio" (áudio espacial) ativado. Segundo os testes, a bateria conseguiu durar até mais que o declarado pela "maçã".

"Em nosso teste, usamos o AirPods Max totalmente carregado e reproduzimos a lista de reprodução Global Top 100 da Apple Music em um iPhone em um loop. Aumentamos o volume para 75% com o cancelamento de ruído ativo ligado. O AirPods Max durou cerca de 22 horas, antes de desligar e desconectar do iPhone."

Entretanto, é estranho notar que o sistema de indicação da porcentagem da bateria dos Airpods Max não é preciso. O fone demora cerca 60 minutos (1h) para sair de 100% para 99% e o mesmo ocorre quando está acusando 1% até a bateria zerar por completo.

"Demorou mais de 1 hora para ir de 100% para 99%. Enquanto o resto do gráfico mostra uma descarga mais linear, o mesmo comportamento pode ser visto no final, quando novamente demorou cerca de 1 hora de 1% da bateria até que eles desligassem. Lembre-se de que isso depende do nível de bateria exibido pela Apple e pode não refletir a carga real da bateria em si. Os motivos para a Apple decidir exibir a porcentagem dessa forma são especulativos."

Outra afirmação feita pela Apple sobre seus Airpods Max foi que carregar o fone por cinco minutos daria ao usuário aproximadamente 90 minutos de reprodução (1h e 30min). Felizmente esta declaração é verdadeira.

"Para testar a afirmação da Apple, carregamos o AirPods Max totalmente vazio por exatamente 5 minutos. Isso nos deu 1 hora e 39 minutos de tempo de escuta, tocando o Global Top 100 na Apple Music com 75% do volume com cancelamento de ruído ativo ativado."

Após os Airpods Max serem lançados, a Apple admitiu em um documento de suporte que o uso da Smart Case não faz diferença no gasto de bateria na realidade. Isso se confirmou também com os testes.

"Testamos os dois - deixando o AirPods Max estacionário fora do Smart Case e colocando-os no case para ver quanto a bateria irá consumir em comparação. Ao deixar o AirPods Max parado fora do Smart Case por 12 horas, vimos uma queda de 5% da duração da bateria exibida. Também os deixamos descansar 12 horas dentro do Smart Case e também vimos uma queda de 5%. De acordo com o nível de bateria exibido da Apple, embora alguns arredondamentos possam ter sido aplicados, ambas as configurações parecem ter o mesmo desempenho e não vimos uma grande diferença. O consumo da bateria é de aproximadamente 1% a cada 2,5 horas. Resta ver o quão eficiente é o modo de energia ultrabaixo, que a Apple afirma iniciar depois de 72 horas fora e 18 horas dentro do Smart Case, mas é improvável que desempenhe um papel em casos de uso típicos."

Pessoas dizem que Airpods Max está com consumo excessivo de bateria

Há relatos de que alguns usuários estão tendo problemas de consumo excessivo de bateria. As pessoas afirmam que está ocorrendo um grande consumo da bateria dos Airpods Max durante a noite, indo de 100% a 0% em alguns casos. Ainda não se sabe o que pode estar causando isso.

O que achou sobre o desempenho da bateria dos Airpods Max? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!