A placa de som onboard do computador na maioria das vezes é ignorada, pois muitos preferem investir em CPU, memória RAM e, principalmente, na placa de vídeo. Entretanto, em algum momento, o indivíduo irá comprar um fone de ouvido ou uma caixa de som e é nesta hora que a frustração irá surgir. Há diversos motivos para se evitar utilizar periféricos ligados às placas de som onboard de desktops ou notebooks, entenda!

Por que evitar a placa de som onboard? Veja 6 razões

Razões para não utilizar a placa de som onboard do computador (desktop ou notebook). Fonte: MSI
Razões para não utilizar a placa de som onboard do computador (desktop ou notebook). Fonte: MSI

1 - Alta impedância nas saídas

Devido ao baixo investimento que se tem no circuito e nos conectores das placas de som onboard, a impedância nas saídas é alta. Desta forma, mesmo que haja uma potência de saída razoável oferecida pela sessão de amplificação da placa, o que irá sair de fato para o fone de ouvido ou caixa de som é consideravelmente menor, pois a alta impedância irá atenuar a potência. Ao utilizar um DAC/amp ou um amplificador dedicado, você irá obter impedâncias próximas a zero nas saídas para fones de ouvido.

2 - Baixa potência de saída ("amplificação fraca")

Na grande maioria das vezes, a potência de saída das placas de som onboard é fraca para fones de ouvido over-ear ou caixas de som. A amplificação pode até ser suficiente para in-ears, mas ainda não terá muita qualidade, pois a impedância alta irá afetar o som dos fones de ouvido, principalmente aqueles intra-auriculares com impedância muito baixa e alta sensibilidade. Um amplificador dedicado ou um DAC/amp poderá resolver este problema e hoje é possível obter um gastando muito pouco, graças ao mercado de áudio chinês.

3 - Interferências na transmissão do sinal e ruídos

As interferências causadas pelo próprio funcionamento das peças do computador afetam a transmissão do sinal do som nas placas de som onboard. Além disso, não há proteção alguma contra ruídos advindos da falta de aterramento na tomada, EMI (Interferências Eletromagnéticas) e RFI (Interferências de Radiofrequência). Ao utilizar um equipamento de áudio externo com um DAC/amp ou um DAC dedicado, ligando-o ao computador via cabo USB ou cabo ótico, este problema tende a ser resolvido.

4 - Variedade de conexões digitais e analógicas limitada

Infelizmente, muitas placas de som onboard não dispõem de uma grande variedade de conexões digitais e analógicas, contando por vezes com saídas 3,5mm e uma saída óptica. Em um DAC/amp ou um DAC dedicado, geralmente é encontrado no mínimo uma porta USB, uma entrada óptica e uma entrada coaxial. Além disso, na parte analógica de um DAC/amp ou de um amplificador temos as conexões RCA, XLR, 3,5mm (P2) e 4,4mm.

Conexões digitais e analógicas de um DAC. Na foto, um Topping D70S. Fonte: Vitor Valeri
Conexões digitais e analógicas de um DAC. Na foto, um Topping D70S. Fonte: Vitor Valeri

A conexão RCA costuma ser utilizada para se conectar o DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico) ao amplificador e transmite sinal analógico. Já a XLR pode ser utilizada tanto na interconexão entre DAC e amplificador quanto na saída para conectar os fones de ouvido. Por fim, temos as saídas 3,5mm e 4,4mm, que servem para conectar fones de ouvido, sendo a primeira single-ended (SE) e a segunda balanceada.

Saídas XLR, 4,4mm e 6,35mm para a conexão de fones de ouvido no DAC/amp Topping DX7 Pro +. Fonte: Topping
Saídas XLR, 4,4mm e 6,35mm para a conexão de fones de ouvido no DAC/amp Topping DX7 Pro +. Fonte: Topping

5 - Sem knob para ajuste de volume mais preciso

Infelizmente placas de som onboard não tem knob. O knob é aquela rodinha que você gira para regular o volume do som. Ela pode ser interessante quando se utiliza fones de ouvido, pois com ela é possível se ter um ajuste mais preciso do volume ao invés de se utilizar o sistema operacional. Além disso, esse ajuste é feito diretamente na sessão de amplificação ao invés de ser aplicado digitalmente.

Knob de volume do amplificador Woo Audio WA3. Fonte: Vitor Valeri
Knob de volume do amplificador Woo Audio WA3. Fonte: Vitor Valeri

Os knobs estão presentes tanto no DAC/amp quanto no amplificador, pois eles são os responsáveis por regular o quanto de potência o dispositivo deverá jogar para o fone de ouvido.

6 - Não há níveis de ganho

Para se obter um ajuste mais fino ao girar o knob, o controle de ganho pode ser útil, principalmente quando se conecta fones de ouvido muito sensíveis e de baixa impedância como os do tipo intra-auricular (in-ears). Geralmente um DAC/amp e um amplificador possuem as opções de ganho baixo, médio e alto, que é alterada por chaves ou botões na parte frontal do dispositivo.

Seletor de níveis de ganho do amplificador SMSL HO200. Fonte: Vitor Valeri
Seletor de níveis de ganho do amplificador SMSL HO200. Fonte: Vitor Valeri