Os DACs de mesa que são "dedicados" nem sempre são configurados corretamente. Por vezes o usuário não lê o manual do produto e ignora as configurações que devem ser realizadas caso seu desejo seja utilizar o aparelho exclusivamente para a conversão do sinal digital para analógico utilizando somente a saída onde os cabos que ligam ao amplificador estão conectados.

Quando falamos sobre um DAC de mesa dedicado, estamos nos referindo aos dispositivos que não possuem um amplificador integrado em suas placas. Então não confunda este tipo de aparelho com um DAC/amp, que possui saídas para fones de ouvido como, por exemplo, uma P10 (6,35mm), uma P2 (3,5mm), uma XLR ou uma "Pentaconn" (4,4mm).

Como configurar um DAC de mesa "dedicado" corretamente

Como configurar corretamente o DAC para extrair o máximo de qualidade. Na foto um DAC Topping D70S. Fonte: Vitor Valeri
Como configurar corretamente o DAC para extrair o máximo de qualidade. Na foto um DAC Topping D70S. Fonte: Vitor Valeri

Para configurar um DAC de mesa corretamente, a primeira coisa que se deve fazer é consultar o manual do dispositivo para saber como são dados os comandos para alternar entre os modos de DAC e de pré-amplificador. A função de pré-amplificação permite que o usuário controle o "volume" levemente a partir do DAC de mesa, para ajustar à amplificação que está sendo enviada para o amplificador "power", que basicamente é o aparelho chamado de amplificador, o que realmente vai amplificar o sinal o suficiente para fazer com que o diafragma do fone de ouvido ou caixa de som vibre e gere som. Ao ativar a função de DAC, a potência de saída se tornará fixa e ficará no máximo, bloqueando a regulagem do volume da pré-amplificação.

Como você pôde ver, é importante que se selecione o modo correto no DAC para extrair o melhor desempenho possível da sessão analógica do aparelho (pré-amplificação). Um DAC "dedicado" possui a sessão digital, que é a parte da placa onde estão os conectores digitais (USB, coaxial, óptica) e o chip DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico), e a sessão analógica, que é a área onde estão as conexões analógicas (RCA e XLR) e a sessão de pré-amplificação.

Dependendo de qual saída analógica do DAC você escolher para conectar ao amplificador (amp), você deverá configurar o dispositivo para utilizar somente ela. Exemplo: se o seu amplificador possuir somente a conexão RCA para conectar o DAC ao "amp", o ideal é consultar o manual para saber como alterar nas configurações do DAC para que ele utilize somente a saída RCA, pois se não for feito isso, ele irá mandar sinal tanto para a saída XLR quanto para a RCA ao mesmo tempo, afetando assim o desempenho final.

Configuração correta de um DAC ao utilizar a saída RCA para ligar ao amplificador. Fonte: Vitor Valeri
Configuração correta de um DAC ao utilizar a saída RCA para ligar ao amplificador. Fonte: Vitor Valeri

No caso do DAC Topping D70S, se o aparelho estivesse enviando sinal para a saída RCA e XLR ao mesmo tempo, você iria ver na tela "RCA + XLR". Além disso, se você estiver utilizando a função de pré-amplificação, não iria aparecer "DAC" na tela e sim o volume em que está para o usuário regular.

Ligando corretamente o DAC a um PC com Windows

Se você estiver conectando o DAC ao computador, geralmente é necessário instalar o driver fornecido pelo fabricante. Para isso, você deverá procurar no manual ou no Google qual é o endereço para acessar o site do fabricante, fazer o download do driver e instalá-lo no PC. Desta forma, você fará com que o DAC funcione corretamente, embora ainda seja necessário configurar o programa que se está utilizando para a reprodução dos arquivos de áudio.

Caso você esteja utilizando um aplicativo de streaming de música, recomendamos que você acesse algum destes artigos para configurá-lo corretamente ao conectar o DAC ao computador.

Se você estiver executando um programa de reprodução de músicas local, ou seja, arquivos de áudio que estão salvos no SSD ou HDD, é importante que você procure nas configurações a opção de utilização dos drivers WASAPI e ASIO. Ao encontrar o recurso, selecione um dos drivers para que não haja interferência do sistema operacional (Windows) na transmissão dos dados até o DAC. Acesse o nosso artigo para entender mais a fundo sobre o ASIO e o WASAPI.

Caso queira alguma indicação de players de música para Windows que tenha suporte a WASAPI e ASIO, confira a lista abaixo. Você pode acessar o nosso artigo também para saber mais detalhes a respeito dos programas citados.

  • AIMP (Artem Izmaylov Media Player)
  • Album Player
  • foobar2000
  • JRiver
  • Hysolid
  • MusicBee

Indicamos que você leia os nossos artigos sobre cabos digitais e analógicos para saber um pouco mais sobre as conexões realizadas entre o DAC e o computador e entre o DAC e o amplificador.

Caso queira saber sobre a diferença entre utilizar uma saída balanceada e uma saída single-ended (SE), acesse o artigo "Saída balanceada vs Saída single-ended (SE): Quais as vantagens de cada uma?".