Foi avaliado recentemente um fone de ouvido do tipo earbud que é Bluetooth TWS que surpreendeu em termos de construção, mas de som nem tanto. Nesta análise iremos apresentar a você um fone da QCY no mesmo formato que surpreendeu pelo conjunto, os AilyPods (QCY T20).

Como você vai provavelmente perceber assim que ver a primeira imagem destes fones, os AilyPods são uma cópia dos AirPods da Apple, mas com uma case de carregamento mais arredondada e compacta. Entretanto, não se deixe levar pelo pensamento de "cópia barata", pois o QCY T20 entrega uma qualidade surpreendente pelo preço.

QCY T20 (AilyPods): Construção

Análise (review) do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri
Análise (review) do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri

Ao pegar a case do QCY T20 (AilyPods) você percebe que ela felizmente não tem aquele verniz brilhante que a Apple usa em seus AirPods, ajudando a preservá-lo sem riscos aparentes. É provável que você já tenha visto algum produto da Apple branco com aquele verniz que brilha e "só de olhar" risca, de tão fácil que é o material deixar danos e não só isso, eles ficam bem visíveis.

Entretanto, há algo que não achei que a QCY acertou na escolha. O material dos fones de ouvido em si não é o mesmo da case. É escorregadio e ao tentar retirar o earbud da case, ele escapuliu diversas vezes dos meus dedos. Isso certamente pode ocasionar acidentes, fazendo com que o TWS caia no chão com facilidade.

Case de carregamento do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri
Case de carregamento do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri

Da mesma forma como os fones escorregam dos meus dedos, sinto que eles não ficam seguros ao colocá-los em meus ouvidos. Mesmo sendo um toque confortável, parece que o T20 irá escorregar a qualquer momento da concha da orelha. Desta forma, não é indicado para aqueles que procuram um TWS para exercícios.

Na frente da case, há um pequeno LED que indica o status de carregamento da bateria, facilitando saber o status do processo de recarregamento. Falando nisso, note que há uma porta USB-C para recarregar a case dos fones de ouvido, permitindo uma velocidade maior na transmissão de energia.

Duração de bateria e carregamento do QCY T20 (AilyPods)

Fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri

Em termos de duração de bateria, o T20 (AilyPods) não entrega nada excepcional, pois segundo a fabricante, ele dura 5 horas e 30 minutos com uma única carga. Sua case oferece mais 15 de reprodução contínua para o fone de ouvido.

Conectividade

Com Bluetooth 5.3, o T20 (AilyPods) possui o padrão mais recente disponibilizado pela tecnologia de transmissão sem fio. Entretanto, o TWS conta somente com suporte aos codecs de áudio SBC e AAC. O ideal seria que houvesse pelo menos suporte ao aptX

Qualidade de som

Não há como avaliar o QCY T20 (AilyPods) sem lembrar que é um fone de ouvido do tipo earbud, que impede que ele tenha uma boa performance nos graves comparado aos in-ears. O motivo disso é a necessidade de um selamento do canal auditivo para que as baixas frequências consigam um bom desempenho ao movimentar o ar. No earbud não temos o isolamento do ar que está no canal auditivo do ar externo e a consequência disso é um impacto (punch) quase inexistente.

Mesmo com essa "deficiência" nos graves, o T20 (AilyPods) se mostrou competente para um earbud nessa faixa de frequência. É possível sentir um bom volume de graves para compor o equilíbrio tonal (distribuição dos graves, médios e agudos) melhor. Evidentemente, os graves deste fone ficam mais na região de transição para os agudos e infelizmente não se tem uma resposta nos subgraves.

Símbolo da marca na case do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri
Símbolo da marca na case do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods). Fonte: Vitor Valeri

Indo para os médios do T20, nota-se que eles não são tão recuados comparado a outros earbuds TWS. Com isso, é possível sentir a música mais "viva", pois fica mais evidente as vozes e os instrumentos de corda. Além disso, creio que essa faixa de frequência foi a que mais se destacou pela naturalidade na reprodução dos sons.

Quando avançamos para as altas frequências (agudos), percebe-se que o som é realmente concentrado nos médios, pois não há extensão. Porém, felizmente não se notou estridência ou picos nos agudos que chegassem a incomodar no T20, pelo menos na maioria das músicas que foram escutadas.

Analisando a espacialidade do T20 (AilyPods), por ser um earbud e o alto-falante (driver) ficar mais longe do canal auditivo, a sensação é que o palco sonoro é maior aqui comparado aos fones de ouvido in-ear.

Comparativo

Ao comparar o som do QCY T20 (AilyPods) com o Edifier To-u2, notei que o To-u2 tem menos graves ainda, deixando o som "magro". Além disso, nos agudos há uma estridência no To-u2, algo que não encontrei no T20 (AilyPods). Entretanto, indo para a construção e ergonomia, o Edifier ganha, pois o encaixe e o material são consideravelmente superiores.

Conclusão

O fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS QCY T20 (AilyPods) está custando hoje aproximadamente US$ 24 (R$ 134) na loja oficial do Aliexpress, que é um excelente preço pela qualidade de som e construção que ele entrega. Para aqueles que não conseguiram se adaptar aos in-ears TWS, o T20 (AilyPods) da QCY é uma ótima escolha.