A Edifier trouxe para nós algo que é raro de se ver no mercado, um fone de ouvido TWS do tipo earbud. Atualmente este tipo é difícil de encontrar no formato totalmente sem fio e o maior motivo é a proposta dos True Wireless Stereo, que acaba ficando menos flexível com essa escolha. Entretanto, como há pessoas que não conseguem lidar com algo inserido no canal auditivo (fones in-ear), esta pode ser uma boa saída para aqueles que procuram um TWS que não incomode ao encaixar na orelha, pois ele apenas repousa sobre a concha do ouvido.

Testar um earbud TWS certamente é uma experiência bem diferente da que estamos acostumados, pois a grande maioria das fabricantes optam pelos in-ears. O motivo disso é a vantagem do isolamento do ruído externo mais eficiente, que é feito de forma passiva, além de uma fixação melhor nos ouvidos. Considerando que a proposta dos fones de ouvido True Wireless Stereo consiste em trazer mobilidade, praticidade e flexibilidade através de sua conexão totalmente sem fio, recursos, formas de comando e adaptação a diversos tipos de atividade, os earbuds acabam fugindo um pouco disso.

Olhando para o Edifier To-u2, vemos que sua proposta é oferecer um fone de ouvido TWS que seja um acessório de moda, mas que ao mesmo tempo ofereça qualidade de construção e recursos que sejam interessantes. Mas será que é isso mesmo que ele entrega? Neste review (análise) do earbud True Wireless Stereo da Edifier iremos analisar desde a sua estrutura, passando pelo conforto, até a qualidade de som que o fone de ouvido consegue entregar.

Review (análise) do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri
Review (análise) do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri

Construção

No To-u2, vemos que tanto na case quanto no fone de ouvido foi utilizado o mesmo material e acabamento. Lembra o acabamento de resina brilhante dos AirPods Pro, mas ao invés de ser branco, é rosa ou azul (as duas cores disponibilizadas pela Edifier). Esse ponto, a meu ver, se tornou positivo no caso de um fone do tipo earbud, pois como o TWS apenas repousa sobre a concha do ouvido, o toque tem de ser agradável para ser possível utilizar por horas.

Ao encaixar o earbud em meu ouvido, sinto um toque macio da estrutura, não há aspereza alguma. Nota-se que a Edifier realmente se preocupou com a experiência de utilização do usuário. Porém, seu formato poderia ser mais ergonômico, pois noto que ele não encaixa tão bem no ouvido comparado a outros earbuds TWS que pude experimentar.

Construção do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri
Construção do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri

Retirar o fone ou guardá-lo não é uma tarefa difícil, mesmo que somente a "cabeça" (local onde os alto-falantes e a saída de som ficam) fique para fora. O material e o formato do fone têm aderência o suficiente para que o earbud não escape dos dedos e caia. Outros modelos chegaram a cair no chão facilmente por conta deste fator.

Estrutura do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri
Estrutura do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri

Algo que não achei tão útil foi a tela localizada na case. Sinceramente só chama a atenção por ser algo diferente, que não se encontra em outros fones de ouvido TWS. Entretanto, em termos de usabilidade, não a vi como sendo algo eficiente, que valha a pena aumentar o custo de produção para implementar.

Duração de bateria e carregamento

Analisando a duração de bateria do To-u2, vemos que ele possui uma boa capacidade de reprodução contínua com uma única carga, chegando a 7h, segundo a Edifier. Eu literalmente não consegui ver este TWS chegar ao fim da bateria mesmo durante um dia inteiro de trabalho. Além disso, sua case entrega mais 18 horas de reprodução e pode ser recarregada através de um cabo USB-C.

Conectividade

Com Bluetooth 5.1, o To-u2 está um pouco defasado, já que encontramos uma quantidade considerável de modelos com Bluetooth 5.2 [1]. Além disso, infelizmente o TWS possui suporte somente codec de áudio Bluetooth SBC.

[1] Artigo "O que é o Bluetooth 5.2? O que mudará nos fones TWS e caixas Bluetooth?

Qualidade de som

Por ser um fone de ouvido do tipo earbud, é natural que o To-u2 não possua uma boa resposta na faixa dos graves. O motivo disso é a necessidade de um selamento do canal auditivo para que as baixas frequências consigam um bom desempenho ao movimentar o ar. No earbud não temos o isolamento do ar que está no canal auditivo do ar externo e a consequência disso é um impacto (punch) quase inexistente.

A falta de isolamento do earbud também prejudica o corpo dos graves, que geralmente está na região dos 500 Hz. Essa falta de atividade adequada, chega a prejudicar os médios, onde percebe-se que as vozes não têm muito corpo quando precisam. Entretanto, em instrumentos de corda, percebemos que há uma reprodução mais natural, pois não há muita atividade das baixas frequências.

Logo da empresa na case do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri
Logo da empresa na case do fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2. Fonte: Vitor Valeri

Infelizmente, os médios do To-u2 também são recuados, dando uma sensação ainda maior de distanciamento de vozes e instrumentos de corda, tirando um pouco da vida das músicas que se concentram nessa faixa de frequência. Mas a questão não para pôr aí, pois na transição dos médios para os agudos há um pico, que acaba deixando a música, em alguns momentos, com estridência, aspereza.

Indo para os agudos mais altos, temos uma falta de extensão e detalhamento, o que prejudica a nitidez geral das músicas. Realmente senti uma falta de clareza ao ouvir diversas músicas, mesmo comparando com outros earbuds TWS.

Conclusão

No geral, o fone de ouvido earbud sem fio Bluetooth TWS Edifier To-u2 me entregou uma sonoridade abafada, sem corpo e, em alguns momentos, estridente. A proposta é interessante, os materiais são de qualidade, mas faltou um ajuste melhor, um tuning bem-feito. Considerando o preço padrão de R$ 349, temos uma concorrência forte para a Edifier, mas sei que a empresa é capaz de entregar algo de qualidade maior e estou ansioso por mais novidades.

O que você achou desta análise sobre este earbud Bluetooth TWS da Edifier? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!