A Beyerdynamic acaba de lançar seu primeiro fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS (True Wireless Stereo), o Free BYRD. Sua proposta é oferecer a melhor que a fabricante alemã de equipamentos de áudio tem, ou seja, aqui não há o objetivo de complementação, de ser só mais um no mercado. O maior destaque deste TWS é a tecnologia MOSAYC, que promete recuperar detalhes da música que foram perdidos devido à capacidade auditiva atual do usuário.

Através de um pequeno teste, o MOSAYC auxilia na criação de um ajuste fino do som especificamente para quem está utilizando o fone de ouvido. É realizado um teste de audição de 2 minutos para em seguida gerar uma equalização personalizada para o usuário. Desta forma, a Beyerdynamic promete uma renderização do som mais "completa" para a pessoa.

Ao apresentar o novo fone de ouvido TWS da empresa, o CEO da Beyerdynamic, Edgar van Velzen, diz:

Não somos a primeira empresa a lançar fones de ouvido sem fio verdadeiros", disse Edgar van Velzen, CEO da Beyerdynamic. No entanto, somos os primeiros a lançar fones de ouvido sem fio SOUND verdadeiros com o ‘MOSAYC’. Estamos orgulhosos de ter priorizado a qualidade do som sobre as pressões do mercado e, com esse tempo, alcançamos com sucesso um novo nível de desenvolvimento em desempenho de som, oferecendo aos entusiastas de áudio o par perfeito de fones de ouvido TWS intra-auriculares que parecem e são tão bons quanto eles soam.

Imagens com o fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Beyerdynamic Free BYRD. Fonte: Beyerdynamic
Imagens com o fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Beyerdynamic Free BYRD. Fonte: Beyerdynamic

Cancelamento de ruído ativo (ANC) e bateria com grande duração

Com o objetivo de oferecer um produto consistente o suficiente para competir no mercado, a Beyerdynamic implementou em seu TWS Free BYRD um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling). Além disso, a empresa conseguiu desenvolver um fone de ouvido True Wireless que consegue entregar uma duração de 11 horas com uma única carga.

A case de carregamento do novo TWS da Beyerdynamic possui USB-C e possui suporte ao carregamento sem fio. Ao carregar por 10 minutos, é possível obter 70 minutos de reprodução contínua.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS (True Wireless Stereo) Beyerdynamic Free BYRD. Fonte: Beyerdynamic
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS (True Wireless Stereo) Beyerdynamic Free BYRD. Fonte: Beyerdynamic

Conectividade e resistência a suor e água

Com um chipset da série QCC5100 da Qualcomm, o Beyerdynamic Free BYRD traz suporte ao Bluetooth 5.2 e aos codecs de áudio Bluetooth aptX Adaptive e AAC. Além disso, ainda há o modo de baixa latência para ter uma experiência mais agradável ao assistir a vídeos, pois haverá uma sincronização melhor entre a imagem e o som.

O novo fone TWS da alemã ainda traz a certificação IPX4, que atesta sua resistência contra respingos de suor e água.

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS (True Wireless Stereo) Beyerdynamic Free BYRD foi lançado no dia 7 de julho de 2022 e chegou nas cores preto e cinza por € 229,00 no site da Beyerdynamic e na Amazon. Confira abaixo um vídeo de unboxing do produto.