Por vezes acabamos tendo muita "dor de cabeça" ao comprar fones de ouvido in-ear, pois antes de adquirirmos, não sabíamos do problema que determinadas características poderiam causar ao longo do uso. Pensando nisso, reunimos aqui dicas do que não fazer ao comprar um fone de ouvido do tipo intra-auricular, também conhecido como IEM (in-ear monitor).

Quando procuramos por fones de ouvido para usar durante horas, é necessário se atentar para alguns aspectos que à primeira vista não parecem relevantes para aqueles que são leigos no assunto. Além disso, há também a preocupação com relação a durabilidade dos in-ears, algo que pode ser um mistério para muitos. Confira abaixo o que fazer para evitar estes e outros problemas.

1 - Não compre um fone de ouvido in-ear com ANC

Muitos acham que o ANC (active noise cancelling ou cancelamento de ruído ativo) é mágico e irá bloquear qualquer tipo de ruído independente da situação. Porém, não é assim que as coisas funcionam, pois para se conseguir um cancelamento de ruído efetivo há diversos fatores que deverão acontecer. No caso de fones de ouvido in-ear, é consideravelmente mais difícil obter um bom desempenho no bloqueio de sons do ambiente onde se está comparado aos headphones e isso tem a ver com o que é necessário para realizar o cancelamento do barulho gerado no lugar onde estamos.

O cancelamento de ruído ativo é feito através um conjunto de microfones externos e internos que captam o som produzido no ambiente ("barulho") e dentro do fone (música), que por sua vez é processado por um chip que gera uma onda na mesma frequência das ondas sonoras captadas no ambiente, porém com fase invertida, que ao se encontrar com o as ondas sonoras produzidas, por exemplo, por um motor de caminhão, serão canceladas e resultarão no silêncio. Para entender melhor como funciona o cancelamento de ruído ativo (ANC), acesse este artigo.

2 - Não compre fones de até 20 dólares com cabo removível

Considerando que o sistema de cabo removível tem um impacto maior no custo total do fone de ouvido e que você quer comprar modelos mais baratos, na maioria das vezes é mais vantajoso escolher fones com cabo fixo. O motivo disso é simples, como se gasta menos com a conexão entre o cabo e o driver (alto-falante) do fone, é possível utilizar um cabo de melhor qualidade nos fones de ouvido com cabo fixo.

3 - Evite conectores MMCX, prefira 2-pin

Em minha experiência e observando outros usuários de fones de ouvido com cabos removíveis, noto que quando se opta por modelos mais baratos, a conexão mais frágil é a MMCX. Com o tempo, cabos MMCX acabam ficando folgados no conector do fone de ouvido, fazendo o fone e o cabo girar facilmente, atrapalhando no manuseio ao colocar ou guardar o fone de ouvido. Obviamente ficar folgado acaba permitindo que ocorra uma má conexão entre o cabo e o fone, podendo até causar a quebra do pino interno do conector.

Embora os conectores 2-pin sejam mais resistentes que os MMCX em modelos de fones e cabos mais baratos, há de se ter um certo cuidado na escolha. Os cabos e fones com conectores 2-pin possuem pinos com uma espessura entre 0,73mm e 0,80mm. Pesquisas da fabricante de cabos premium Effect Audio mostraram que a espessura de 0,78mm é a mais adequada, pois garantem uma durabilidade maior (não quebram) e oferecem uma melhor conectividade. Cabos com conectores 2-pin com pino de espessura menor que 0,78mm tendem a ser menos duráveis, enquanto os com espessura maior que 0,78mm tem tendência a danificar os fones.

Quando um conector é bom, além de precisar de uma grande força para entortá-lo, é possível desentortá-lo com um alicate sem que ele quebre. Já me aconteceu de acidentalmente o cabo sofrer um "puxão" e entortar o conector 2-pin do meu fone de ouvido, mas como o material dele era de qualidade, consegui facilmente consertar sem maiores problemas.

4 - Não compre fones pelo número de drivers

Embora a quantidade de drivers (alto-falantes) em um fone de ouvido in-ear possa colaborar para melhorar a qualidade sonora, este aspecto não determina se determinado modelo será melhor que outro. Para que se obtenha um com desempenho utilizando mais de um alto-falante, deve-se levar em conta as tecnologias dos drivers utilizados (dinâmico, armadura balanceada, piezo elétrico, eletrostático), pois cada uma delas se comporta de maneira diferente na produção dos sons além do fato de existirem casos em que elas são utilizadas em conjunto (fones híbridos), tornando o projeto mais complexo ainda.

Entretanto, o driver por si só não irá fazer com que o som produzido chegue exatamente como foi gerado inicialmente até os seus ouvidos, pois existe um caminho a ser percorrido que influenciará nas características que o som terá no final. Começando pelo(s) tubo(s) que guiam o som dos drivers até o(s) bore(s) do intra-auricular (buracos por onde sai o som), que influencia no som de acordo com o material que é feito, espessura, comprimento e a maneira como é posicionado.

Entretanto, nem sempre o som sai como o esperado, pois há a influência do corpo dos IEMs (house), que absorve e reverbera os sons emitidos pela atividade dos drivers (BAs, DDs, piezo ou eletrostáticos). Além disso, ocorre também a interação dos sons de cada driver, ao chegar até o nozzle do fone, podendo ou não, resultar no som que os engenheiros imaginaram. Na tentativa de contornar estas influências, os drivers são posicionados de maneiras diferentes dentro da house (estrutura do fone), além de também utilizar diferentes filtros em distintos lugares ao longo dos tubos na tentativa de talhar o som de acordo com a intenção dos produtores.

Para controlar melhor a maneira como cada driver irá trabalhar com o som, é utilizado o crossover, um circuito elétrico que divide o sinal de áudio em várias partes para que cada driver seja responsável por reproduzir uma pequena faixa do espectro do som, conseguindo dessa forma uma reprodução com menos distorções. Leia o nosso artigo para enteder mais a fundo sobre a quantidade de drivers nos fones de ouvido.

5 - Não compre vários fones de mesmo valor ao invés de comprar um melhor

O ideal é sempre subir os degraus ao invés de comprar diversos fones de ouvido na mesma faixa de preço. Assim você sempre irá obter mais qualidade e aumentar sua percepção aos sons reproduzidos nos fones de ouvido.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: