Ao que parece, a segunda geração dos AirPods Pro terá suporte ao áudio lossless ("sem perdas") e sua case poderá emitir sons para fins de localização. A informação veio através do site MacRumors, onde é dito que o analista da Apple Ming-Chi Kuo disse em nota aos investidores que os AirPods Pro 2 terá suporte a um codec de áudio Bluetooth lossless e uma case de carregamento com alto-falante para facilitar a localização dos fones caso o usuário perca-os.

Acredita-se que a capacidade de emissão de som pela case da 2ª geração dos AirPods Pro estará ligada ao aplicativo Find My. O app já oferece a opção de fazer com que os AirPods emitam som de forma individual dentro da case para ajudar a localizá-los. Esse rumor corrobora com supostas fotos que vazaram mostrando como será a próxima geração dos AirPods Pro, onde havia uma case de carregamento com buracos para a emissão de som por alto-falantes.

Atualmente todos os AirPods não suportam a transmissão de arquivos de áudio lossless

Caso você não saiba, todos os AirPods, incluindo a terceira geração dos AirPods, os AirPods Pro e os AirPods Max, não possuem suporte à reprodução de arquivos lossless (sem perdas). O principal motivo para isso é a utilização da tecnologia Bluetooth, que comprime o áudio para enviar arquivos sem a utilização de cabos. Hoje o único codec de áudio Bluetooth utilizado pela Apple é o AAC, uma opção muito rudimentar perto de codecs como o aptX HD e o LDAC.

Os arquivos lossless transmitidos no Apple Music precisam ser transmitidos diretamente para os AirPods sem utilizar o Bluetooth para que seja possível a reprodução do áudio sem perdas. Porém, acredita-se que a Apple talvez tenha desenvolvido uma solução alternativa.

Lançamento e disponibilidade

Segundo Ming-Chi Kuo, os fones de ouvido TWS AirPods Pro 2 deverão ser lançados no quarto trimestre de 2022. Essa previsão é um pouco mais tarde do que a sugerida por outros leakers (pessoas que revelam informações antes do anúncio oficial).