Para obter uma maior qualidade de reprodução e captação de sons durante live streams, videoconferências (videochamadas), podcasts ou mesmo em jogos multiplayer, muitos estão desistindo de utilizar headsets (headphones com microfone acoplado) para utilizar um fone de ouvido circunaural (over-ear ou "headphone") e um microfone condensador. Pensando nisso, será mostrado neste artigo as melhores alternativas para se obter uma boa qualidade tanto no headphone quanto no microfone condensador.

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que não existem headphones e microfones desenvolvidos com perfeição para determinada atividade. Ou seja, se o equipamento é bom, ele deverá atender aos requisitos do usuário para determinada função. Porém, é importante salientar que me refiro as denominações que as fabricantes fazem de seus produtos e não da existência de características que favorecem o produto para determinado uso, um exemplo disso é o artigo "Quais as diferenças entre um headphone gamer e um "normal"?".

Qual headphone é o ideal?

O headphone ideal para você é aquele que entrega uma sonoridade que facilite a percepção dos sons que você necessita para realizar determinada atividade. Por exemplo, muitos gostam de fones de ouvido que tenham graves mais proeminentes para jogar, pois dá a impressão haver uma imersão maior, porém, caso você queira jogar competitivamente, o mais importante são as frequências médias e agudas, que facilitam a localização de passos e tiros. O grande problema neste caso é que quando há graves em excesso, os médios e agudos geralmente são prejudicados e perde-se definição.

Para assistir a filmes, o exemplo citado acima, de headphones com maior presença e impacto nos graves, essa característica pode ser mais bem vinda, pois os efeitos especiais inseridos nas obras cinematográficas são beneficiados e o usuário costuma se empolgar mais com eles. Claro que o ideal é que tudo seja executado com um certo equilíbrio, por isso é interessante que se escolha um modelo que tenha um bom controle nos graves para que a definição geral do som não seja comprometida.

Headphone Sennheiser HD820. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Sennheiser HD820. Fonte: Vitor Valeri

Caso o seu objetivo já seja escutar vozes, é interessante que se procure por fones de ouvido "abertos" (open-back), pois geralmente se tem uma reprodução mais natural dos médios, faixa de frequência onde a grande maioria dos vocais se concentra. Headphones com assinatura sonora em "V" (graves e agudos proeminentes e médios recuados), algo muito comum de se ver no mercado, são os menos indicados para esta finalidade.

Headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri

Por último, ainda temos a situação de monitoração de sons, algo utilizado tanto por podcasters quanto por músicos/cantores. Neste caso, é interessante que se busque um fone de ouvido que seja o mais "flat" (equilíbrio entre graves, médios e agudos) possível. Ao utilizar um headphone com as frequências equilibradas, tudo será ouvido com muita nitidez, acurácia, e, geralmente, isso é feito por headphones (over-ears) abertos (open-back).

Qual microfone condensador é o ideal?

Caso você queira um bom desempenho e flexibilidade para ajustar ou alternar entre microfones, a melhor alternativa são os microfones condensadores XLR. Isso é válido para qualquer atividade a ser realizada, seja uma live streams, vídeoconferência (vídeochamada), podcasts ou jogos multiplayer. Para isso, será necessário utilizar uma interface, além de ser interessante a utilização de um shock mount, um braço articulado (suporte de microfones ou microphone stand) um pop filter.

O microfone XLR é mais interessante que os microfones USB simplesmente porque o circuito interno de conversão e amplificação de sinais é externo, feito por uma interface de áudio, enquanto os modelos USB possuem este hardware em seu interior. Para ligá-los a uma interface, é preciso um cabo específico que utiliza um conector XLR.

Microfone XLR Audio Technica AT2040 e headphone Sennheiser HD650. Fonte:  Podcastage (YouTube)
Microfone XLR Audio Technica AT2040 e headphone Sennheiser HD650. Fonte: Podcastage (YouTube)

Através de uma interface de áudio, é possível controlar o ganho do microfone, equalizar o som captado, deixar mudo, entre outras funções. Ele fará a função de converter o sinal analógico para digital através de um ADC (analog to digital converter) e amplificá-lo para que o áudio gravado seja transferido para o computador (PC). É importante salientar que, dependendo do modelo, pode se ter acesso a mais ou menos recursos de controle, além de haver também uma variação na qualidade da captação.

Interface de áudio Audient Evo 4. Fonte:  Podcastage (YouTube)
Interface de áudio Audient Evo 4. Fonte: Podcastage (YouTube)

Ao utilizar um braço articulado, a primeira coisa que se nota é a liberdade para movimentar o microfone sem interferir muito na captação do áudio (vibrações são atenuadas). Além disso, há a liberação de espaço na mesa, algo bem conveniente quando já se usa diversos equipamentos ao mesmo tempo. Geralmente, um bom braço não transmite as vibrações da mesa, e de sua própria estrutura, para o microfone.

Braço articulado Neewer Boom Arm. Fonte: Podcastage (YouTube)
Braço articulado "Neewer Boom Arm". Fonte: Podcastage (YouTube)

Para que se evite ainda mais o ruído causado por vibrações durante a captação de áudio, é interessante utilizar uma peça chamada shock mount. Esse acessório irá evitar a transmissão de vibrações para o corpo do microfone. É importante lembrar que não é qualquer modelo que irá servir para o seu microfone, sendo necessário pesquisar quais são compatíveis.

Shockmount Audio Technica AT8410a. Fonte: Podcastage
Shockmount Audio Technica AT8410a. Fonte: Podcastage (YouTube)
Shockmount Rycote USM Mount. Fonte: Podcastage (YouTube)
Shockmount Rycote USM Mount. Fonte: Podcastage (YouTube)

Apesar de muitos optarem por não utilizar, é interessante mencionar a utilidade do pop filter. Trata-se de uma tela que fica posicionada na frente do microfone para evitar "estalos" causados pela fala do usuário, os chamados "pops".

Pop filter Neewer. Fonte: Podcastage (YouTube)
Pop filter Neewer. Fonte: Podcastage (YouTube)

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