Fundada em 2008 por Sankar Thiagasamudram e Alex Rosson, a Audeze é uma empresa norte-americana focada em fones de ouvido com drivers planar magnéticos. O destaque de seus fones começou com um ex-pesquisador da NASA desenvolvendo um diafragma extremamente fino, forte e rápido. Com o passar dos anos, a fabricante estadunidense aprimorou os drivers de seus fones, embora a estrutura essencialmente não tenha mudado. Seu último headphone topo de linha (flagship), o LCD-4, foi lançado há aproximadamente 6 anos atrás e hoje a companhia anunciou o seu mais novo TOTL (Top Of The Line), o Audeze LCD-5.

Segundo a Audeze, foi desenvolvido um novo driver planar magnético para o LCD-5, capaz de estender ainda mais a resposta de frequência comparado ao seu antecessor. Seu novo design utiliza magnésio, acetato e fibra de carbono, trazendo mais leveza ao fone. De acordo com a empresa, seu novo flagship é cerca de 33% mais leve que o LCD-4.

Tecnologia implementada no LCD-5

Os drivers do Audeze LCD-5 utilizam ímãs "Fluzor" e um novo sistema "Fazor" para guiar as ondas. Além disso, foi implementado uma atualização no sistema de bobinas "Parallel Uniforce" da Audeze para manter uma impedância mais baixa e aumentar a corrente transmitida para o diafragma do fone. A força criada de maneira uniforme, devido às otimizações aplicadas, traz, segundo a companhia, um nível de distorção menor e um controle maior sobre o movimento do diafragma.

Headphone Audeze LCD-5. Fonte: Audeze
Headphone Audeze LCD-5. Fonte: Audeze

Agora mais "leve"

O LCD-5 pesa 420 gramas, dando um conforto maior ao usuário. Além disso, através do novo design das ear pads ("almofadas") e da larga faixa de couro presa à headband (arco), o headphone consegue distribuir melhor o peso e diminuir a pressão exercida.

Headphone Audeze LCD-5. Fonte: Audeze
Headphone Audeze LCD-5. Fonte: Audeze

Design de cabos refeito

Foi desenvolvido pela Audeze novos cabos para seu TOTL que, segundo a empresa, traz uma baixa capacitância e resistência. Desta forma, de acordo com a companhia, o sinal irá ser transmitido com alta precisão e com o mínimo de perdas e interferências possíveis.

Cabos do headphone Audeze LCD-5. Fonte: Audeze
Cabos do headphone Audeze LCD-5. Fonte: Audeze

Lançamento e disponibilidade

O headphone planar magnético Audeze LCD-5 chega por US$4500 e já está em pré-venda no site oficial da Audeze. A previsão para o envio do fone de ouvido é para outubro de 2021, de acordo com a página do produto.