Fundada por Jochen Fischer na Alemanha, a Fischer Amps nasceu como distribuidora da linha de fones in-ear monitor customizados (CIEM ou Custom In-Ear Monitors) Ultimate Ears Pro na Europa. Com o tempo, a empresa desenvolveu amplificadores para fones de ouvido e microfones utilizados no palco de shows, se tornando muito conhecida no continente europeu.

Agora, a companhia realizou uma parceria com a alemã Sennheiser para a criação de seu próprio CIEM, o Fischer Amps FA 500. O FA 500 utiliza apenas um driver dinâmico (DD ou Dynamic Driver) de 7mm. Entretanto, este alto-falante não é qualquer um, ele foi desenvolvido pela Sennheiser, recebendo o nome de TrueResponse.

FA 500, Sennheiser e Fischer Amps lançam um CIEM através de parceria

Confira abaixo a postagem no Instagram do perfil oficial da Sennheiser:

O objetivo de se utilizar um single DD (driver dinâmico único) é para evitar o cancelamento de fases que geralmente ocorre em fones de ouvido multi-driver, onde há a utilização de múltiplos drivers de armadura balanceada (BA ou balanced armature) ou projetos híbridos, envolvendo alto-falantes de BAs, DDs, planar magnéticos e EST (eletrostáticos). O cancelamento de fases ocorre devido a diferença na velocidade de ondas nos graves, médios e agudos, onde há uma dificuldade em fazer com que as frequências cheguem ao mesmo tempo no nozzle (bocal por onde sai o som do fone de ouvido).

Gráfico de resposta de frequência comparando um CIEM com 6 BAs e o CIEM FA 500. Fonte: Sennheiser Alemanha
Gráfico de resposta de frequência comparando um CIEM com 6 BAs e o CIEM FA 500. Fonte: Sennheiser Alemanha

O cabo utilizado no novo CIEM da Fischer Amps, criado em parceria com a Sennheiser, é removível e utiliza a conexão MMCX, dando robustez ao projeto. Segundo a Fischer Amps, o fone de ouvido é produzido na Alemanha.

Estrutura do CIEM FA 500. Fonte: Sennheiser Alemanha
Estrutura do CIEM FA 500. Fonte: Sennheiser Alemanha

Qual será o objetivo da parceria entre a Sennheiser e a Fischer Amps?

Acredita-se que a Sennheiser provavelmente tenha decidido aproveitar a expertise da Fischer Amps em fazer shells (house ou corpo do fone) de CIEMs e seu nome já consolidado no mercado e juntou seu know how em desenvolvimento de drivers para fones de ouvido. Desta forma, ficou muito mais fácil para a Sennheiser entrar no mercado profissional de fones de ouvido personalizados.

CIEM FA 500. Fonte: Sennheiser Alemanha
CIEM FA 500. Fonte: Sennheiser Alemanha

Lançamento e disponibilidade

Segundo a Sennheiser, o CIEM Fischer Amps FA 500 estará disponível para venda somente na região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Infelizmente, não foi mencionado preço, mas ao que parece, o formulário para pedidos já está disponível aqui.