Depois de vários vazamentos do sucessor do Sony WF-1000XM3, finalmente a Sony anunciou o TWS in-ear WF-1000XM4. A grande novidade nesta versão é o formato mais ergonômico que o WF-1000XM3, além da proteção contra suor e respingos de água (IPX4) pedida por muitos. Outro ponto interessante é a utilização do codec de áudio Bluetooth LDAC, que permite uma transmissão de dados de até 990kbps, além dos clássicos SBC e AAC.

Funcionalidades

O novo TWS in-ear da Sony conta com os modos "Som Ambiente", "Cancelamento de Ruído" (ANC ou active noise canceling) e "Atenção Rápida", que permite que você possa pausar a música rapidamente para dar atenção a uma pessoa, por exemplo. Além disso, é possível conectar o fone de ouvido intra-auricular a vários dispositivos ao mesmo tempo de forma nativa, graças ao Bluetooth 5.2, permitindo assim que você atenda a uma ligação do celular mesmo que o dispositivo esteja conectado ao notebook.

O sistema "Adaptive Sound Control" reconhece os locais onde você costuma ir com frequência e adapta o cancelamento de ruído de acordo com a situação, tornando o ANC uma ferramenta flexível e poderosa neste caso. Além disso, a função "Speak-to-Chat" pausa de forma automática a música quando detecta que alguém está tentando iniciar uma conversa com o usuário, onde é utilizado 4 microfones, sensores e processamento de áudio.

Fone de ouvido in-ear TWS Sony WF-1000XM4. Fonte: Sony
Fone de ouvido in-ear TWS Sony WF-1000XM4. Fonte: Sony

Mesmo com um ambiente que haja a presença de ventos fortes, o modo de redução automática de ruído detecta a situação e automaticamente suprime o barulho durante a música ou uma ligação.

É possível ativar os assistentes virtuais Alexa e Google Assistente para dar comandos de voz no momento.

Conectividade

O TWS WF-1000XM4, em termos de conectividade, conta com Bluetooth 5.2 (veja aqui os novos recursos e melhorias que o novo padrão entrega) e codecs de áudio Bluetooth LDAC, SBC e AAC. É estranho que a Sony não tenha citado o codec LC3 em seu site, que veio para substituir o SBC no Bluetooth 5.2, mas espera-se que seja possível utilizá-lo também.

Atenção: Para utilizar as capacidades do Bluetooth 5.2, o celular, tablet ou notebook devem possuir também um chip com suporte ao Bluetooth 5.2.

Bateria

A bateria do WF-1000XM4 não deixa nada a dever ao comparar com seus concorrentes e suporta uma reprodução de até 8h com o ANC ligado e 12h com o cancelamento de ruído ativo desligado. Entretanto, é provável que esta duração se refira a condições em que se utiliza codecs com menor transmissão de dados (SBC e AAC), pois quanto maior o bitrate utilizado, obviamente o consumo de bateria será maior, que é o caso do LDAC. Para evitar um consumo exagerado de bateria, recomenda-se ajustar a transmissão de dados nas configurações do smartphone colocando em 660kbps ao invés de deixar nos 990kbps (máximo suportado pelo codec LDAC). Saiba como alterar as configurações dos codecs de áudio Bluetooth neste artigo.

Fone de ouvido in-ear TWS Sony WF-1000XM4. Fonte: Sony
Fone de ouvido in-ear TWS Sony WF-1000XM4. Fonte: Sony

Para carregar completamente a bateria leva-se 1h e 30 minutos através da utilização de um cabo USB-C. É possível carregar a bateria da case sem utilizar cabos (carregamento sem fio). A capacidade da case é de acrescentar mais 16h de funcionamento para os fones de ouvido, podendo dar mais 1h de reprodução ao TWS com apenas 5 minutos.

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear TWS Sony WF-1000XM4 já está à venda nas cores preta e branca por US$279,99 nos EUA.