Como se já não bastasse seguir os passos da Apple retirando o carregador e os fones de ouvido da caixa dos Galaxy S21, a Samsung também irá implementar uma tecnologia semelhante ao "spatial audio" (audio espacial) apresentado pela Apple neste ano. Esta técnica de virtualização do som basicamente tenta criar uma imersão de som maior ao utilizar fones de ouvido.

Pode parecer que o spatial áudio seja algo inovador vindo da Apple, porém houve o desenvolvimento de outras tecnologias que vão na mesma linha como o Sony 360 Reality Audio e outras técnicas de virtualização de fontes de áudio como as da Dolby e da Razer. Agora a Samsung está tentando criar uma abordagem própria para implementar em seus fones de ouvido. Segundo o site 9to5Google, a versão atualizada do aplicativo da sul coreana para seus fones de ouvido TWS teve imagens descobertas através dos servidores da Samsung.

Função de áudio 3D nos fones TWS Samsung Galaxy Buds Pro. Fonte: 9to5google
Função de áudio 3D nos fones TWS Samsung Galaxy Buds Pro. Fonte: 9to5google

Chamado de "3D audio for videos", a funcionalidade descoberta no app da Samsung permitirá que o usuário "ouça um som vívido e envolvente vindo de todas as direções para que você se sinta que está no meio da cena ao assistir vídeos". Além da descoberta da nova função no aplicativo, há também uma observação sobre ela dizendo:

"Para obter a melhor experiência, mantenha seus fones de ouvido próximos ao telefone."

Outro ponto interessante descoberto através da desmontagem do aplicativo para fones TWS da Samsung é a utilização de sensores para perceber a posição da cabeça e rastrear seus movimentos para oferecer um som mais imersivo. Entretanto, é estranho ver esta função de áudio espacial sendo utilizada somente para vídeos em vez de áudio tambem.

Detecção de voz automática durante uma conversa

Outra funcionalidade nova que foi descoberta ao investigar o aplicativo da Samsung foi a detecção de voz que ativa de forma automática o modo transparência e diminui o volume do áudio ao detectar que o usuário está conversando. A Sony já possui este recurso no headphone Bluetooth WH-1000XM4.

Lançamento e disponibilidade

Mais informações devem ser reveladas em janeiro de 2021, mês que se espera o lançamento do smartphone Samsung Galaxy S21 e o anúncio oficial dos Galaxy Buds Pro. O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!