Você provavelmente deve estar acostumado a ouvir falar sobre placas de som onboard (soldadas na placa mãe) ou offboard (conectadas via PCI-express na placa mãe). Mas sempre existe aquela dúvida sobre o que fazer para conseguir uma melhor qualidade de som ao montar um PC. Apesar da popularidade deste tipo de hardware, nem sempre elas serão a melhor escolha para se conseguir um bom desempenho no som gerado por caixas de som ou fones de ouvido.

O computador de mesa, chamado de desktop, possui um ambiente extremamente hostil em termos de interferências para equipamentos que processam o som. A alimentação de energia e o ruído eletromagnético gerado pelo funcionamento do conjunto de peças do PC acabam degradando o sinal de áudio que está sendo convertido e amplificado pelo circuito integrado da placa de som que contém um DAC e um amp (todo equipamento de som possui um DAC e um amp).

Caso não tenha grandes pretensões com relação a qualidade de áudio e utilize somente para ver um vídeo no YouTube ou ouvir um podcast no Spotify, uma placa de som já será mais do que o suficiente, seja ela onboard ou offboard, dependendo da caixa de som ou fone de ouvido que se esta utilizando. Porém, se você quer um som que não tenha ruídos ao jogar um game, ouvir uma música, assistir a um filme, a ideia de investir em um DAC/amp USB começa a ser interessante. Mas por quê? É o que vamos discutir abaixo.

Atenção: Este artigo não é voltado para usuários que tem pretensões de gravação, mixagem e masterização. O motivo disso é o simples fato de haver, em uma "interface de áudio" (placa integrada de áudio), um número de conexões (Thunderbolt, Firewire, USB, entrada XRL, P2, P10, etc), de entrada e saída de áudio, maior que um DAC/amp, que foi feito exclusivamente para converter (através do DAC) e amplificar (amplificador) o áudio de uma única fonte de áudio. Alguns DAC/amps estão chegando com uma entrada P2 para microfone e alguns controles para ajustes (Exemplo: Schiit Audio Hel), mas nada além disto.

Artigos recomendados para leitura:

Porque um DAC/amp USB seria superior a uma placa de som interna?

Um dispositivo externo, como o DAC/amp USB, lhe dará diversas vantagens em termos de qualidade de energia, isolamento de ruídos e qualidade de som, devido aos componentes e projeto utilizado. Na grande maioria das vezes, se consegue gastar menos investindo em um destes do que em uma placa de som, além de obter uma qualidade de som consideravelmente melhor dependendo do fone de ouvido utilizado.

A qualidade dos componentes de um DAC/amp não é a mesma de uma placa de som

A questão de a qualidade dos componentes não ser a mesma provavelmente ocorre porque as placas de som não são voltadas para atender um publico mais exigente em termos de áudio, todos os esforços estão concentrados em outros componentes do computador. Você não irá encontrar conectores de qualidade e nem circuitos cuidadosamente projetados para não haver interferências entre as etapas analógica e digital do processamento do sinal de áudio. Além disso, ainda tem a questão do projeto de uma fonte dedicada totalmente para o processamento do som, coisa que não existe em um desktop, onde a energia é dividida com inúmeros componentes.

Amplificação em uma placa de som é inferior à de um DAC/amp USB

Uma placa de som terá uma amplificação consideravelmente inferior comparado a um bom DAC/amp, além de possuir mais ruídos interferindo no som. Sendo assim, dependendo do fone de ouvido que a pessoa utilizar, comprar uma placa de som será um desperdício de dinheiro.

Observação: Quando eu me refiro a um bom DAC/amp, me refiro aqueles que não são de baixíssimo custo como alguns chineses de menos de 20 dólares. Há, por exemplo, DAC/amps de 80 dólares que são superiores a placas que custam o dobro do valor.

Há também a opção de utilizar um amplificador ligado a placa de som onboard do computador através de um adaptador para RCA (o amplificador possui entradas RCA). Não é o ideal, entretanto seria uma opção mais barata e já proporcionaria uma boa melhora. Um exemplo seria o amp SMSL sAp II.

Número de saídas de áudio e DSP nas placas de som

Talvez alguns a considerem como sendo uma vantagem devido ao número de saídas ou aos efeitos aplicados no som, os DSPs (Digital Signal Processor ou processamento de sinal). Porém, caso você utilize mais fones de ouvido e no máximo tenha um microfone para jogar, não há a necessidade de uma placa de som, pois:

1 - Não haverá a necessidade de várias saídas de áudio, pois você necessitará de somente duas (uma para o fone de ouvido e outra para o microfone) e isso já existe em DAC/amps USB como, por exemplo, o Schiit Audio Fulla 3.

2 - O DSP pode ser aplicado no DAC/amp se o ligar via cabo digital como o óptico ou o coaxial ao PC.

Flexibilidade do DAC/amp frente a uma placa de som

Por ser um dispositivo externo e possuir diversas entradas e saídas, é possível conectar um DAC/amp a um celular, notebook, tablet, entre outros.

Conclusão

Os DAC/amps tem diversas vantagens com relação as placas de som. As placas irão valer a pena caso a utilização seja para algo mais simples, que não se deseje qualidade de som como um item importante na utilização do computador.

Exemplos de bons DAC/amps de entrada:

  • FiiO K3
  • FiiO K5 Pro
  • iFi Nano iDSD Black Label
  • JDS Labs Atom
  • Schiit Audio Fulla 3 (possui entradas para fone de ouvido e microfone)
  • SMSL M3
  • Topping MX3

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: