A Samsung anunciou hoje os primeiros chips de circuitos integrados para gerenciamento de energia (PMIC ou power management integrated circuits). O pronto principal destes chips é o tamanho diminuto dos componentes que os integram, dando mais espaço para outros componentes como a bateria, os drivers, os microfones, entre outros, nos fones de ouvido TWS (True Wireless Stereo). Segundo a empresa, esta nova solução de circuitos foi desenvolvida e otimizada especialmente para este tipo de fones.

Os novos PMICs ocupam 50% menos espaço comparado as antigas alternativas

Os chips PMICs MUA01 e MUB01 foram desenvolvidos, respectivamente, para a case de carregamento e fones de ouvido TWS. A desenvolvedora de semicondutores sul coreana combinou diversas tecnologias lógicas da empresa, conseguindo aglutinar 10 pequenos componentes em um único, fazendo com que os PMICs ocupassem 50% menos espaço em comparação com as antigas alternativas. O vice-presidente sênior de marketing de sistemas LSI da Samsung Eletronics diz:

"Os fones de ouvido TWS apresentam experiências de audição elevadas para mais usuários e a tendência está expandindo rapidamente o mercado de acessórios para dispositivos móveis, criando novas oportunidades para os fabricantes de dispositivos. As soluções de gerenciamento de energia all-in-one da Samsung, otimizadas para dispositivos TWS, permitirão que os fabricantes criem novos aplicativos com maior flexibilidade."

Novos chips PMIC desenvolvidos pela Samsung. Fonte: Samsung

Samsung desenvolve os primeiros PMICs capazes de suportar carregamento com e sem fio um único chip

O chip MUA01 é a primeira solução do setor a suportar o carregamento sem fio e com fio em um único circuito integrado. A peça desenvolvida pela Samsung suporta a interface de transferência mais recente de carregamento sem fio, o Qi 1.2.4. Além disto, para oferecer energia de forma eficiente, o chip utiliza um carregador de comutação altamente eficiente. Há também um microcontrolador (MCU) e um embedded Flash (eFlash), dando a possibilidade de atualizar o firmware para suportar outras aplicações.

Melhora da geração passada de chips PMIC para a atual. Fonte: Samsung
Melhora da geração passada de chips PMIC para a atual. Fonte: Samsung

Os novos PMICs suportam PLC, fornecendo nível de bateria e detectando presença dos fones na case

Os novos PMICs suportam também PLC (Power Line Communication), que permite que os chips se comuniquem através dos pinos de carregamento. Isso faz com que as case de carregamento e os fones possam compartilhar informações como o nível de bateria e se os fones estão ou não dentro do estojo de carga.

Disponibilidade e avanços

Atualmente, os chips PMICs MUA01 e o MUB01 estão em processo de produção em massa. Entretanto, os mesmos já estão presentes nos novos fones de ouvido TWS Galaxy Buds+ (Plus) da Samsung.

Podemos esperar agora um avanço sensível na tecnologia de diversos fones True Wireless no mercado, pois a intenção da empresa é vender para o maior número de fabricantes possível os seus novos chips PMICs. Ou seja, teremos uma autonomia de bateria consideravelmente maior em breve.

O que você achou da nova tecnologia da Samsung para fones de ouvido True Wireless? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião. Não deixe de acessar nossos artigos sobre fones TWS: