Após alguns anos sem nenhuma novidade por parte da Sennheiser após lançar seu primeiro fone in-ear TWS, o Momentum True Wireless, finalmente a empresa anunciou hoje a sua segunda geração dos fones de ouvido totalmente sem fio. Apesar da aparência ser semelhante à do antecessor, ele diminuiu seu tamanho, ficando mais compacto e confortável de se utilizar. Além disso, houve uma melhora significativa na duração de bateria e ainda ganhou uma nova função, o cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling).

Bateria e carregamento

O Sennheiser Momentum True Wireless 2 chega pelo mesmo valor que seu antecessor, US$299 dólares, porem com diversas melhorias e novidades. A primeiras delas é a duração de bateria que, segundo a Sennheiser, pode chegar até 7h de reprodução continua (contra 4,5h do antecessor) e mais 21h adicionando a case de carregamento, totalizando 28h totais de som.

Sennheiser Momentum True Wireless 2 e sua case de carregamento.  Fonte: Gamesky (YouTube)
Sennheiser Momentum True Wireless 2 e sua case de carregamento. Fonte: Gamesky (YouTube)

O carregamento desta vez é feito através de um cabo USB-C, proporcionando um carregamento mais rápido, podendo completar a carga bateria em 1,5h (carregando 10 minutos permite 1,5h de reprodução).

Cabo USB-C da Sennheiser que vem com o Momentum True Wireless 2. Fonte: Gamesky (YouTube)
Cabo USB-C da Sennheiser que vem com o Momentum True Wireless 2. Fonte: Gamesky (YouTube)

Cancelamento de ruído ativo (ANC)

Outra grande novidade da segunda geração do TWS da Sennheiser é o ANC (ANC ou active noise cancelling), que segundo alguns relatos na internet parece ter sido mais bem implementado que no Sony WF-1000XM3 e os AirPods Pro. A empresa tentou ao máximo fazer com que a função não afetasse a qualidade de som de seu fone de ouvido True Wireless, conseguindo assim um bom resultado tanto em termos sonoros quanto em cancelamento ativo dos ruídos externos.

Utilizando o cancelamento de ruido ativo (ANC) com o Momentum True Wireless 2. Fonte: CNET (YouTube)
Utilizando o cancelamento de ruido ativo (ANC) com o Momentum True Wireless 2. Fonte: CNET (YouTube)

Bluetooth 5.1

Em termos de conectividade, agora o Momentum True Wireless 2 possui Bluetooth 5.1 e suporte para os codecs de áudio SBC, AAC e aptX. Infelizmente não se sabe se nesta nova versão do TWS ele ainda consegue utilizar o aptX Low Lattency ou não (ainda não há registro do modelo no site do aptX da Qualcomm). Além disso, é possível utilizar os assistentes de voz virtuais Siri e Google Assistente.

Observação: O aplicativo da Sennheiser é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

Comandos de toque personalizáveis

Para realizar comandos no novo fone True Wireless da Sennheiser, é possível realizá-los através de toques no próprio fone e no aplicativo mobile desenvolvido pela empresa. É interessante notar que é possível personalizar no app qual gesto de toque corresponderá a determinada ação, entretanto não se sabe por que as funções de volume e de ligar e desligar estão bloqueadas. As demais funções como play/pause, próxima música, música anterior, "transparent hearing" (audição transparente) e assistente de voz, estão habilitadas para utilizar através de gestos com o dedo no fone de ouvido.

Aplicativo da Sennheiser desenvolvido para o Momentum True Wireless 2. Fonte: Sennheiser
Aplicativo da Sennheiser desenvolvido para o Momentum True Wireless 2. Fonte: Sennheiser

Observação: A função "transparente hearing", consiste em permitir que o usuário ouça o som ao seu redor, mesmo com os fones in-ear isolando o ruído externo de maneira passiva. Isso é possível graças ao microfone que também é utilizado para realizar o cancelamento de ruído ativo.

No aplicativo desenvolvido pela Sennheiser, é possível equalizar o som do seu fone TWS, saber o status da bateria do Momentum e da case de carregamento, ativar e desativar funções, entre outras funcionalidades.

Certificação IPX4

Ao tirar os fones do ouvido, através da utilização de sensores, a música será pausada automaticamente. Além disto, eles possuem certificação IPX4, concedendo resistência contra respingos de água.

Driver dinâmico de 7mm

O Momentum True Wireless 2 possui um driver dinâmico (dynamic driver) de 7mm que com os ajustes feitos pela empresa, conseguiu atingir um excelente nível de qualidade sonora. Com seu corpo anatômico pesando apenas 6g, ele tem grandes chances de proporcionar uma excelente experiência de audição. Sua case de carregamento pesa 58g e possui um tamanho relativamente compacto, além de uma cor mais escura em comparação com a geração anterior, fazendo com que aparente estar menos suja.

Case de carregamento do Sennheiser True Wireless 2. Fonte: CNET (YouTube)
Case de carregamento do Sennheiser True Wireless 2. Fonte: CNET (YouTube)

Observação: O fone vem com 4 tamanhos de eartips (borrachinhas ou ponteiras): XL, S, M, L. Confira o artigo sobre como encaixar adequadamente no ouvido e o porquê as eartips podem influenciar no som.

Disponibilidade

Disponível desta vez nas cores preta a branca, o Sennheiser Momentum True Wireless chegará em breve as lojas dos EUA pelo valor de US$299. Não se sabe ainda se o fone de ouvido TWS chegará ao Brasil.

Fonte: Sennheiser