O documentário original da HBO, intitulado "The Golden Boy" e dirigido pelo premiado cineasta Fernando Villena (conhecido por trabalhos como "Dear Rider" da HBO e "Any One of Us"), estreará na HBO na segunda-feira, 24 de julho, às 22h, com a segunda parte indo ao ar no dia 25 de julho, no mesmo horário. Ambos os episódios estarão disponíveis na HBO Max a partir de 24 de julho. "The Golden Boy" teve sua estreia mundial no Festival de Tribeca de 2023.

Oscar De La Hoya foi um medalhista de ouro no boxe olímpico, um pugilista profissional que conquistou diversos títulos mundiais, além de ser um herói local e um modelo para a comunidade mexicano-americana no leste de Los Angeles. Conhecido como o "Garoto de Ouro", De La Hoya alcançou fama nacional com sua aparência atraente, carisma e uma história emocionante sobre como ganhou a medalha de ouro olímpica para sua mãe, que estava em estado crítico de saúde. No entanto, nem tudo era tão perfeito quanto parecia.

O documentário "The Golden Boy" apresenta a história de De La Hoya através de entrevistas francas concedidas pelo próprio boxeador e raras imagens de arquivo. Ele revela as várias camadas dessa figura célebre, porém complexa, explorando seus triunfos e lutas pessoais, expondo um homem que enfrentou demônios ao longo da vida e carregou o fardo de um apelido que não conseguiu honrar.

Parte 1 - 24 de julho, às 22 horas

A primeira parte do documentário detalha a ascensão do jovem fenômeno do boxe no leste de Los Angeles, sua difícil educação e o compromisso emocional que ele fez à sua mãe enquanto se preparava para as Olimpíadas, o que o tornou uma sensação midiática. Como pugilista profissional, Oscar De La Hoya rapidamente se tornou uma estrela, conquistando vários títulos mundiais e sendo reconhecido como um dos melhores lutadores do mundo. Além disso, seu charme e apelo cativaram o público em geral. No entanto, por trás de seus inúmeros elogios e grande popularidade, havia turbulências que ameaçavam desmoronar a imagem cuidadosamente construída de sua persona pública.

Parte 2 - 25 de julho, às 22 horas HBO MAX

A segunda parte narra o crescimento do império do boxe de Oscar De La Hoya com a criação da Golden Boy Promotions, bem como sua incursão no entretenimento com o lançamento de um álbum de música pop latina. Entretanto, seu comportamento autodestrutivo continuou prejudicando sua imagem pública e tumultuando sua vida pessoal. À medida que De La Hoya finalmente começa a fazer um balanço de sua vida e de seus relacionamentos, ele busca encontrar perdão pelos danos causados ao longo do caminho.

Além das entrevistas íntimas com Oscar De La Hoya, o documentário também conta com insights de familiares, amigos e associados, incluindo seu pai Joel De La Hoya Sr., sua irmã Cecilia De La Hoya, seu irmão Joel De La Hoya Jr. e seus filhos Atiana De La Hoya, Jacob De La Hoya e Devon De La Hoya; sua ex-noiva Shanna Moakler, seu amigo de infância e parceiro de negócios Eric Gomez, o ex-treinador Jesus Rivero, o promotor de boxe Bob Arum, a lenda do boxe Bernard Hopkins e sua ex-amante Milana Dravnel.

"The Golden Boy" é um documentário HBO Sports Documentaries, produzido pela Unrealistic Ideas em parceria com a ViaMar Productions e o Universal Television Alternative Studio (UTAS). O filme é dirigido por Fernando Villena e conta com a produção executiva de Mark Wahlberg, Stephen Levinson, Archie Gips, Mario Lopez, Jeffrey Stearns e David Wendell. Pela HBO, as produtoras executivas são Nancy Abraham, Lisa Heller e Bentley Weiner, e o produtor coordenador é Abtin Motia.