O processo de montagem do computador pode ser longo e penoso. Muitas vezes encontramos problemas aleatórios no caminho, e uma "build" que devia levar uma hora, no máximo duas, acaba ocupando a madrugada inteira. No final de tudo, com o sistema operacional instalado e drivers atualizados, temos o alívio e satisfação de usar um PC novinho em folha. Durante esse processo, muitos esquecem de um detalhe importantíssimo: ativar o XMP e por as memórias no modo dual channel.

Tutorial em vídeo:

Como ativar o XMP e aumentar a frequência das memórias RAM no PC

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Ativar o XMP é extremamente simples. Primeiro, devemos acessar a BIOS do computador. Para fazer isso, reinicie o PC e, enquanto ele liga, pressione várias vezes a tecla DEL. Caso o computador vá direto para o Windows, experimente pressionar também as teclas F2, F10, F11 e F12. Acontece que cada fabricante de placa mãe escolhe uma tecla diferente para acessar a BIOS, mas a maioria é DEL ou F2;

    Passo 1 de: Como ativar o XMP e aumentar a frequência das memórias RAM no PC
  2. Na BIOS, procure pelo XMP. Já que cada BIOS tem uma "skin" diferente, existem vários caminhos para encontrar o overclock de memória. No caso da ASUS, o XMP fica na tela inicial, o que é bem conveniente, mas em algumas fabricantes, ele pode estar escondido nas abas de "OC Tweaker" ou até mesmo "Advanced Memory Settings".

    Clique no XMP e selecione o perfil que estiver disponível;

     

    Passo 2 de: Como ativar o XMP e aumentar a frequência das memórias RAM no PC
  3. Tudo feito, pressione F10 e Enter para salvar as alterações e sair da BIOS.

    Passo 3 de: Como ativar o XMP e aumentar a frequência das memórias RAM no PC
  4. No gerenciador de tarefas (CTRL + SHIFT + ESC), podemos checar se as memórias estão na frequência correta através da aba Desempenho.

    Passo 4 de: Como ativar o XMP e aumentar a frequência das memórias RAM no PC

O que é e como funciona o XMP?

Os pentes de memória RAM de alta frequência (acima de 2666 Mhz em DDR4) precisam ser overclockados para atingir frequências mais altas. Graças ao XMP, não precisamos setar manualmente a frequência, voltagem e timings - basta pressionar um botão na BIOS que o overclock é feito automáticamente.

Ao ligar o computador, antes de chegar no sistema operacional a máquina conduz vários testes de estabilidade, um deles envolve configurar a memória RAM. Durante esse teste, se o XMP estiver ativado na BIOS, será aplicada a configuração baseada nos dados fornecidos pelo perfil XMP da memória RAM.

O que acontece se eu não ativar o XMP?

Nada, o computador ira funcionar de forma estável, mas com as memórias na frequência base. Entretanto, dependendo dos módulos de memória que você comprou, pode ser um grande desperdício de dinheiro, pois sem o XMP, não estamos usufruindo da performance oferecida pela memória de frequência alta.

Aviso! O XMP é um overclock, ou seja, existe uma chance do computador não conseguir manter a frequência da memória e apresentar instabilidades ou até mesmo não ligar. Caso isso aconteça, desfaça o XMP.

Como ativar o dual channel nas memórias do PC?

Tempo necessário: 15 minutos

Antes de tudo, precisamos descobrir se as memórias estão realmente operando em single channel. Para fazer isso, é simples: se a sua placa mãe possui apenas dois slots de RAM e ambos estão ocupados, parabéns, o seu PC está em dual channel! Mas caso a sua placa mãe tenha 4 slots de memória disponíveis e apenas dois estão ocupados, dependendo da ordem que foram instalados os pentes, existe a possibilidade do PC não estar funcionando em dual channel.

  1. Primeiro, baixe o programinha CPU-Z .Nele podemos diversas informações sobre o computador;

    Passo 1 de: Como ativar o dual channel nas memórias do PC?
  2. Com o CPU-Z instalado, vá na aba Memory e confira se no "channel" consta como Single. Se sim, prossiga para o próximo passo;

    Passo 2 de: Como ativar o dual channel nas memórias do PC?
  3. A única forma de por as memórias em dual channel é abrindo o computador e instalando os pentes de memória na ordem correta. Por padrão, as memórias só funcionam em dual channel se estiverem instaladas na ordem 2 e 4 ou 1 e 3. Observe a imagem abaixo para entender melhor a ordem correta;

    Passo 3 de: Como ativar o dual channel nas memórias do PC?
  4. Reinstale os pentes de memória na ordem correta e ligue o computador. Podemos voltar agora no CPU-Z e checar se o problema foi resolvido.

    Passo 4 de: Como ativar o dual channel nas memórias do PC?