Saíram os resultados da pesquisa de hardware da Steam, dados de Junho de 2023. Essa pesquisa é voluntária e todos usuários podem participar, basta aceitar a mensagem que aparece durante o primeiro acesso à plataforma. Durante vários anos, a placa intermediária GTX 1060 manteve a posição como mais popular, perdendo o espaço este ano para a GTX 1650 - outra placa intermediária da Nvidia.

A GTX 1650 continua sendo a placa de vídeo mais popular entre gamers

Apesar de oferecer uma performance bem similar a GTX 1060, a GTX 1650 encontra-se presente em praticamente todos os notebooks gamers de entrada, como o Acer Nitro 5 que testamos. Acontece que a pesquisa de hardware da Steam não diferencia entre GTX 1650 de desktops e notebooks, diferente do que acontece com a RTX 3060, que atualmente ocupa a segunda posição no ranking em sua versão desktop, e também quarta colocação, nos chips de notebook.

Top 10 placas de vídeo mas utilizadas da Steam. Fonte: Steam
Top 10 placas de vídeo mas utilizadas da Steam. Fonte: Steam

Mesmo com a popularidade das placas de vídeo da marca AMD aqui no Brasil, a Nvidia domina o mercado internacional de forma esmagadora: A primeira GPU da AMD a aparecer no ranking de popularidade entre usuários da Steam é a Radeon RX 580, na vigésima terceira posição. Até os gráficos integrados da Intel e AMD são mais populares que as placas de vídeo dedicadas das marcas.

Pesquisa também informa dados de processadores

A pesquisa de hardware da Steam não lista os processadores por nome, como faz com as GPUs. Ao invés disso, são separados por marca e frequência.

  • No lado da Intel, 22.69% dos usuários utilizam um CPU com núcleos de 2.3 Ghz a até 2.69 Ghz de frequência.
  • Já no lado da AMD, 12% dos usuários usam um processador de 3.3 Ghz a até 3.69 GHz de frequência.

Mas e a quantidade de núcleos? Cerca de 33% dos usuários usam um CPU de 6 núcleos. O segundo lugar são quad-cores, com 22%, e em terceiro os octa-cores, representando 20% dos usuários totais.

A Intel continua dominando o mercado de processadores. Fonte: Steam
A Intel continua dominando o mercado de processadores. Fonte: Steam

No total, 68% dos usuários da Steam usam máquinas com processadores da Intel. 32% dos usuários utilizam computadores e notebook com processador AMD.