Você acordou um dia e seu computador simplesmente decidiu que não irá mais funcionar. Acho que todo mundo já passou por uma situação parecida. O computador funcionava até ser desligado ontém, por que não liga mais?

Se o seu computador não dá sinais de vida, existem diversos métodos que você pode (e deve) tentar antes de enviá-lo para a assistência técnica ou comprar um novo.

Diagnosticando a causa do problema no computador:

Primeiramente, precisamos identificar a possível causa do(s) problema(s). Se o computador foi transportado ou caiu no chão e parou de funcionar, algum componente pode ter sido danificado. Se o seu caso envolve água ou algum outro líquido em cima do computador, pode ter queimado componentes internos. Mas as vezes, o computador simplesmente decide parar de funcionar da noite para o dia. Independente do motivo, confira abaixo como prosseguir:

1- Água ou outros líquidos caíram em cima do notebook e ele não liga mais;

Se após o derramamento você só secou superficialmente com um pano e continuou usando o notebook normalmente, tenho péssimas notícias: a placa mãe provavelmente queimou. Mesmo assim, vale a pena tentar os métodos do nosso artigo Como secar um notebook molhado que caiu água ou outra bebida?.

Fonte: Youtube/HowToBasic
Fonte: Youtube/HowToBasic

2- O computador caiu no chão ou foi danificado no transporte e agora não liga;

Na melhor das hipóteses, uma peça foi desconectada ou algum cabo não está mais em contato. Se você estiver confortável com abrir o seu desktop/notebook, abra-o e certifique-se de que os componentes estão intactos. Remova e reencaixe componentes como memória RAM, armazenamento e placa de vídeo. Certifique-se também que o cabo do botão Liga/Desliga esteja devidamente conectado.

No caso de um desktop, você pode tentar ligar o computador sem alguns componentes, com o intuito de isolar o problema. Por exemplo, ligue o computador com apenas um stick de memória RAM, se o seu computador tiver dois. Ou retire a placa de vídeo e ligue apenas nos gráficos integrados. Com danos físicos aparentes, a melhor opção é levar numa assistência técnica especializada.

O computador parou de funcionar da noite para o dia

Esse é o problema mais comum e também o mais complexo de diagnosticar. Vamos seguindo passo-a-passo - eliminando as variáveis, até identificarmos o que está impedindo o computador de ligar:

1- Certifique-se de que o cabo de energia esteja devidamente conectado;

Eu sei que parece bobo, mas eu já perdi a conta de quantas vezes precisei atender uma chamada de conserto onde tudo que precisei fazer foi conectar o cabo de energia do computador ou o carregador no notebook. Confira também se o interruptor da fonte ou da chave de energia estão ligados.

2- As ventoinhas giram por um segundo e o computador não liga;

Neste caso, experimente tentar ligar o computador com outra fonte. Se funcionar, significa que a sua fonte queimou (problema comum em computadores de escritório). Se isso não resolver, você pode remover as peças de dentro do gabinete e montar o computador fora dele: já me aconteceu de um parafuso dar curto na placa-mãe, impedindo o computador de ligar.

3- Faz sons como se estivesse ligado mas não dá imagem;

O computador faz sons como se estivesse ligado mas nada aparece na tela? Primeiro, você pode se certificar de que o computador esteja ligado e responsivo pressionando a tecla Capslock. Se a luz indicativa no teclado acender e apagar conforme você pressiona a tecla, significa que o problema é na transmissão de imagem/monitor.

Certifique-se de que o monitor esteja ligado e funcionando - confira se o cabo está solto ou danificado.

4- Escute os beeps;

Se a placa mãe do seu computador tem um speaker, podemos usar os sons para diagnosticar o problema. Se escutar um único bip, significa que o computador ligou com sucesso.

Se o computador emite bips contínuos, ele está tentando lhe comunicar o problema. Nesse caso, podemos consultar o manual do fabricante de sua placa mãe para interpretar o significado dos bips.

Exemplo de bips de uma placa mãe da Asus (cada marca é diferente):

Um bip longo seguido de dois bips curtos -> Problema na memória RAM;

Um bip longo seguido de três bips curtos -> Problema na placa de vídeo;

Um bip longo seguido de quatro bips curtos -> Problema na refrigeração do processador.

5- Remova dispositivos USBs

É uma boa ideia remover pendrives, Hubs USB e até mesmo o mouse e teclado. Se o computador ligar sem nenhum dispositivo USB conectado, é provável que uma das portas esteja em curto.

Experimente ligar o computador sem dispositivos USB conectados. Fonte: Oficina da Net
Experimente ligar o computador sem dispositivos USB conectados. Fonte: Oficina da Net

6- Configure a BIOS

Se o seu computador liga, dá imagem, mas não entra no Windows, alguma configuração pode estar causando o problema. Faça o seguinte:

Para acessar a BIOS do computador, pressione as teclas Delete, F2 ou F10 enquanto o computador liga (na dúvida, pressione as três ao mesmo tempo, repetidamente).

Na tela de BIOS podemos restaurar as configurações padrões da máquina, caso você tenha feito alguma configuração de overclock que está impedindo a máquina de ligar. Experimente desligar o perfil XMP da memória RAM, por exemplo.

Erro "No Boot Device Found. Press any key to reboot the machine"

Se quando você liga o computador aparece essa mensagem de erro, significa que o computador não conseguiu encontrar a instalação do Windows. Na tela de BIOS, encontre "Boot order" ou "Boot priority" e coloque a instalação do Windows como prioridade (em primeiro lugar na lista).

Tela de erro quando o
Tela de erro quando o computador não encontra o sistema operacional.

Confira a temperatura do processador

Nessa mesma tela de BIOS, dê uma conferida na temperatura do CPU. Se estiver 90°C ou mais, há algo de errado com a refrigeração de seu processador. Certifique-se de que a ventoinha esteja girando e que o dissipador esteja devidamente encaixado na placa mãe. Caso você utilize Watercooler, o problema pode estar na bomba.

7- Formate o computador

Caso você não consiga ir além da BIOS, a sua instalação do Windows provavelmente foi corrompida. Existem formas de corrigir isso através da ferramenta de reparo automático do Windows. Ele tentará reverter a máquina para um estado antes dos erros.

Em minha experiência, essa ferramenta de reparo automático nunca funciona. Neste caso, eu formato e faço uma instalação limpa do sistema operacional. Felizmente, temos dois tutoriais super completos aqui no Oficina da Net te ensinando passo-a-passo Como criar um pendrive bootavel e Como instalar o Windows 11.