A Intel anunciou que conseguiu produzir em massa, pela primeira vez, Qubits baseados em silício em massa. Em um artigo publicado na revista científica Nature, pesquisadores publicaram um artigo sobre o novo processo de fabricação de qubits de 300 mm em escala industrial. Esse é o primeiro passo para se criar um sistema formado por milhares ou milhões de qubits.

Segundo a Intel, o novo processo de fabricação de qubits melhora consideravelmente o que já se tinha alcançado anteriormente em termos de produção de chips. Essa nova tecnologia foi obtida graças a parceria entre a Intel e a QuTech, uma instituição de pesquisa em Computação Quântica, Internet Quântica e Pesquisa Qubit criada através da colaboração entre a Delft University of Technology (TU Delft) e a Netherlands Organization for Applied Scientific Research (TNO).

Como foi possível produzir em massa qubits baseados em silício?

De acordo com o artigo publicado na revista Nature, os pesquisadores utilizaram uma litografia totalmente óptica e processamento industrial, obtendo pontos quânticos fixados em uma interface 28Si / 28SiO2, além de conseguir isso em nanoescala. O resultado do novo método de produção permitiu a fabricação de mais de 10.000 arrays com vários qubits de silício em um único wafer enquanto com um rendimento de até 98% (porcentagem referente ao conjunto de qubits funcionais). O diretor de hardware quântico da Intel, James Clarke, diz:

A computação quântica tem o potencial de fornecer desempenho exponencial para certos aplicativos no espaço de computação de alto desempenho. Nossa pesquisa prova que um computador quântico em escala real não é apenas viável, mas também pode ser produzido em uma fábrica de chips atual. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com a QuTech para aplicar nossa experiência na fabricação de silício para liberar todo o potencial do quantum.

Imagens do processo de fabricação de qubits baseados em silício. Fonte: Artigo Qubits made by advanced semiconductor manufacturing (revista Nature)
Imagens do processo de fabricação de qubits baseados em silício. Fonte: Artigo "Qubits made by advanced semiconductor manufacturing" (revista Nature)

O que é um qubit?

Computadores normais armazenam e processam informações utilizando bits binários, representados por zeros (0) e uns (1). Entretanto, quando se trata de computadores quânticos, os bits, chamados de qubits, podem ser transmitidos utilizando 1, 0 ou os dois ao mesmo tempo, aumentando extremamente o poder de processamento. Porém, os cálculos feitos em máquinas assim ainda sofrem com problemas que os impedem de funcionar de maneira ideal.

Em processadores quânticos feitos de silício, a informação é transmitida através de um "spin" do elétron, onde há spins para cima e para baixo, representando os zeros e uns. O ajuste desse movimento é feito através de um campo magnético que normalmente é gerado através de fios que passam ao lado dos qubits.