Em 2021, a Intel revelou que possuía planos para uma nova estratégia de chips integrados, os IDM (Integrated Device Manufacturer) 2.0. A ideia da desenvolvedora norte-americana de processadores é fabricar chips para todas as empresas do planeta. Para isso, a companhia fez investimentos no ecossistema RISC-V para utilizar em conjunto com os projetos de processadores x86.

A Intel planeja vender no futuro CPUs com núcleos "hard" e "soft" para seus clientes. Um núcleo "soft" possui uma implementação lógica programável, geralmente FPGA. Já no núcleo "hard" temos um processador implementado em silício físico. Os tradicionais processadores desenvolvidos pela Intel e AMD utilizam núcleos "hard".

Novo design de processadores

Chiplet aberto. Fonte: extremetech
Chiplet aberto. Fonte: extremetech

De acordo com o site extremetech, a Intel planeja criar um design de "chiplet", que utiliza as arquiteturas x86, ARM e RISC-V em uma mesma placa de silício. O vice-presidente de engenharia de soluções para clientes da Intel Foundry Services (IFS), Bob Brennan, diz que a empresa crê que haverá mercado no futuro para este tipo de produto, onde teremos cada IP dedicado a um tipo específico de carga de forma mais adequada.

"No chassi do chiplet, esperamos que haja demanda por Arm e RISC-V, dependendo de qual cliente seja, e dará suporte a ambos. Não desenvolvemos totalmente nossa estratégia, mas o conceito é semelhante, pois queremos habilitar o ecossistema de IP em torno de nossos produtos."

O que você acha da visão que a Intel tem sobre o mercado de processadores? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!