A Intel sempre soube usar bem o palco da CES anunciando seus produtos que sempre engajam bem no mercado, e dessa vez, a empresa aproveitou para lançar pelo menos quatro famílias de processadores, dando uma resposta direta ao concorrente de chips Arm.

A Intel se vê pressionada com o avanço da tecnologia que chegou a encerrar a parceria que a companhia tinha com a Apple nos lançamentos dos Macs, que receberam uma nova linha de processadores. Com o clima do mercado tecnológico esquentando, a empresa anuncia agora chips de processamento que terão focos para diversos dispositivos móveis e desktops.

Linha Alder Lake é a aposta da Intel

A linha Alder Lake é a aposta da Intel na arquitetura x86. (Imagem: Intel/CES 2021)
A linha Alder Lake é a aposta da Intel na arquitetura x86. (Imagem: Intel/CES 2021)

Começando pelo mais importante, a Intel anunciou os chips da linha Alder Lake, que basicamente será um forte concorrente de mercado por utilizar mecanismos bem similares aos do já conhecido chip de tecnologia Arm. sua formação será formado por uma mistura de núcleos de alto desempenho com outros de menor desempenho, com destaque para a economia de energia, já que eles serão ativados em situação que pouco exigem de sua força. Com isso, podemos esperar que esse seja um chip interessante para o mercado de notebooks.

A linha Alder Lake sofreu um upgrade em comparação com a linha SuprFin de 10 nm a fim de tornar a arquitetura compatível com dispositivos móveis como também para desktops. A companhia os considera como processadores híbridos, já que são capazes de trabalhar com dois tipos de arquiteturas. Os núcleos de alto poder de fogo são compostos pela arquitetura Golden Lake, já a Gracemont forma os núcleos menos poderosos.

O cenário atual do mercado de processadores mostra que a Intel está cada vez mais pressionada, já que além da sua velha concorrente AMD, a empresa viu a Apple desempenhar os novos Macs com sucesso graças a mestria do novo chip Apple Silicon desenvolvido em arquitetura Arm. Para concorrer com esses gigantes a Intel aposta suas fichas na linha Alder Lake, que deve ficar disponível a partir do segundo semestre deste ano.

E mais!

Falando em processadors de 11ª geração, a Intel anunciou modelos da série H, que serão utilizadas de forma específica em notebooks, principalmente os de nível gamer. Essa nova linha de chips se beneficiará diretamente de tecnologias da arquitetura Tiger Like, o que inclui uma GPU atualizada com o novo processo de 10 nm.

Os chips de 11ª geração receberam upgrades. (Imagem: Intel/CES 2021)
Os chips de 11ª geração receberam upgrades. (Imagem: Intel/CES 2021)

Além dele, a empresa também aproveitou para anunciar o i7-11375H, um processador com clocks de até 5 GHz, quatro núcleos e oito threads, que, segundo a Intel, tem desempenho melhor que os tops de linha lançados no ano passado que fazem parte da família H, e o melhor de tudo é que ele gasta menos energia.

A CES 2021 ainda está rolando e esses chips devem dar suas caras novamente durante a apresentação de empresas que anunciarão novas linhas de notebooks como é esperado da Asus, por exemplo, e da Acer que anunciou uma nova linha dos laptops Predator Triton, Helios e Nitro 5 com chip Intel H35. A expectativa é que esses chips sejam utilizados em pelo menos 40 dispositivos diferentes até junho deste ano.