Sabe aqueles gabinetes que são absurdos em vários aspectos? Não em refiro aos exclusivos como o InWin D-Frame 2.0, mas sim modelos como o Cooler Master Cosmos 2.0, ou o Thermaltake Core P5 e até mesmo o Corsair Obsidian 900D, cada um mais absurdo que o outro em vários aspectos. Bom, é este tipo de gabinete que o Darkblader-S é, absurdamente bem pensado e que te dá vontade usá-lo mesmo depois de já ter montado o PC.

Agradeçemos a PlayerID por nos enviar o gabinete para análise, se não fossem eles não seria possível trazer este review a vocês. Dêem uma olhada na loja, eles contam com vários produtos bem interessantes!

Review Cougar Darkblader-S

Construção Geral

Desde a abertura do gabinete até o final da instalação das peças nele a única sensação que tive é de estar lidando com um produto premium. É claro que cada peça e componente do gabinete teve bastante planejamento por trás, tanto no encaixe quanto na posição dele, além de claro do uso.

Cougar Darkblade-S
Cougar Darkblader-S

Seu acabamento (principalmente na parte externa) também reforça o que disse acima, realmente bem o que esperávamos quando vimos o seu preço, que não é barato para os padrões brasileiros. Itens inclusos são uma gaiola de HDs removível, suporte para radiadores de 360mm na frente e atrás e espaço para placas de vídeo de até 38cm de comprimento.

Traseira do gabinete também conta com vidro
Traseira do gabinete também conta com vidro

Uso e Recursos

Recursos não faltam no Darkblader-S, ele conta com suporte para basicamente tudo que você possa precisar e/ou querer usar no gabinete. Vamos pra lista do que ele suporta:

  • Radiador de 120 / 140 / 240 / 280 / 360 no topo e na frente;
  • Placas mãe Mini ITX, Micro ATX, ATX, CEB, E-ATX;
  • 7 Fans de 120mm ou 5 de 140mm e 1 de 120mm;
  • Gaiola de HDs removível (3 HDs);
  • Placas de vídeo de até 380mm e suporte para placas na Horizontal;
  • Controladora RGB com controles e iluminação na frente do gabinete;

Acho que a lista acima resume muito bem o que gabinete: além de suportar basicamente qualquer coisa do mercado convencional ainda deve sobrar bastante espaço.

Há muito espaço interno
Há muito espaço interno

Uma coisa que tenho que falar é que somente 1 fan é incluso com o gabinete e ele é todo preto sem nenhuma iluminação. Acreditava que mais fans RGB viriam inclusos no gabinete pela faixa de preço, mas nem tudo é perfeito não é mesmo?

Só há um fan traseiro incluso (não RGB)
Só há um fan traseiro incluso (não RGB)

O gabinete vem com uma controladora RGB inclusa em sua traseira, logo abaixo do painel que esconde os cabos (que alias faz um ótimo papel nisso), mas é importante ressaltar que ela aceita somente conectores RGB 3 pinos 5V, então não tente plugar um fan ou um conector RGB 4 pinos 12V, pois irá queimar.

Controladora aceita até 7 inputs de LEDs RGB 5v (3 pinos)
Controladora aceita até 7 inputs de LEDs RGB 5v (3 pinos)

Ao contrário dos últimos gabinetes que testei e tive, o Darkblader-S conta com seus botões na parte frontal da lateral do gabinete, ali temos duas portas USB 3.0, duas entradas P2 (para fone e microfone), o botão Power e mais um botão para controlar a iluminação RGB que já é inclusa no gabinete.

2 portas USB 3.0, duas entradas P2, botão Power e botão para controlar iluminação
2 portas USB 3.0, duas entradas P2, botão Power e botão para controlar iluminação

Na parte superior, inferior e frontal interna encontramos filtros de poeira removíveis, na parte traseira temos 8 slots de expansão + 2 na horizontal e muito vidro temperado, que cobrem tanto a frente quanto a traseira do gabinete.

8 Slots de expansão na horizontal + 2 na vertical
8 Slots de expansão na horizontal + 2 na vertical

Performance

O teste de performance é extremamente simples de ser executado: primeiro deixamos o nosso Ryzen 2700X equipado com o cooler stock em conjunto de uma Gigabyte RX 580 8GB Windforce esquentarem ao máximo em configuração padrão a temperatura ambiente em nossa bancada de testes aberta. Depois disso fizemos todo o processo de montagem do gabinete e com ele completamente fechado (ou seja, uso comum do dia-a-dia) fizemos exatamente o mesmo teste de stress em ambos os componentes ao mesmo tempo.

É comum em basicamente qualquer gabinete fechado que os componentes internos esquentem mais do que se deixados em temperatura ambiente, porém devido a falta de fans se fez bem presente no Darkblader-S, principalmente quando se fala da CPU.

Gabinete Aberto (Temperatura Ambiente)
Temperatura CPU 67°C
Temperatura GPU 75°C
Gabinete Fechado (Uso normal)
Temperatura CPU 81°C
Temperatura GPU 75°C


Tivemos um aumento de temperatura de 14°C, um aumento bem considerável se colocarmos na mesa o tamanho do espaço interno do gabinete, se ele fosse menor talvez as temperaturas seriam ainda mais altas. Recomendo fortemente instalar pelo menos 1 fan na parte frontal do gabinete para ele ventilar melhor e manter um bom airflow.

Pontos positivos

Agora que já falamos dos aspectos gerais do gabinete, vamos aos seus pontos positivos.

Gaiola de HDs removível

Algo que muitos gabinetes ainda não fazem hoje em dia e eu não consigo entender o porquê. A possibilidade de remover a gaiola de HDs é um alívio para aqueles que não só não usam mais este tipo de armazenamento mas também para ajudar a ter espaço para fontes maiores e também esconder melhor os vários cabos de alimentação.

Muitos gabinetes ainda não deixam o usuário remover o espaço para HDs de 3.5
Muitos gabinetes ainda não deixam o usuário remover o espaço para HDs de 3.5"

Muito espaço interno

E aqui é onde gabinetes Full Tower reinam, e o Darkblader-S não é exceção. Temos espaço interno de sobra para basicamente qualquer coisa que você queira instalar, isso inclui placas de vídeo de até 38cm de comprimento, suporte a radiadores de 360mm em cima e na frente (porém somente 1 em cada local ao mesmo tempo), suporte a placas mãe E-ATX e muito mais coisa.

Espaço interno é excelente
Espaço interno é excelente

Bastante espaço pra GPU

O terceiro ponto positivo é o grande espaço interno para placas de vídeos maiores, com cerca de 380mm de comprimento você pode colocar quase qualquer placa de vídeo dentro do gabinete, e isso inclui a mais nova Nvidia RTX 3090. Ah, não posso deixar de mencionar que o gabinete ainda vem com um suporte de GPUs para os modelos mais pesados, nós removemos pois a nossa RX 580 fica minúscula dentro do gabinete e acaba não necessitando do suporte.

GPUs compridas são muito bem-vindas
GPUs compridas são muito bem-vindas

Acabamento de excelente qualidade

Quando um gabinete custa quase um salário mínimo não esperámos ver nada além de ótimo, e felizmente o produto entrega. Temos alumínio em vários locais, vidro temperado em ambas as laterais, pintura e acabamentos de excelente qualidade e muita rigidez de chassi, mesmo quando completamente desmontado.

Tudo que você toca - e usa - passa a sensação de um produto de alto nível
Tudo que você toca - e usa - passa a sensação de um produto de alto nível

Facilidade de instalação

É muito fácil de instalar tudo dentro do gabinete, todas suas posições são bem pensadas e contam não só com espaçamento de sobra mas confortável para fazer toda a manutenção e organização de cabos necessária com facilidade.

Pontos negativos

Infelizmente não existe gabinete perfeito, e aqui iremos mostrar os pontos que ele deixa a desejar.

Somente 1 fan incluso

Assim como discuti na parte de performance do review, o Airflow do gabinete fica limitado por causa de ter somente um fan incluso, mesmo que internamente o gabinete seja imenso. Como falei antes, recomendo fortemente instalar pelo menos um fan na parte frontal.

Infelizmente um fan na traseira é pouco
Infelizmente um fan na traseira é pouco

Conclusão

Chegamos no final desta análise com muitas coisas para elogiar no gabinete da Cougar. Apesar da falta de fan, quem compra gabinetes deste valor normalmente já compra fans adicionais para o gabinete, então não deve fazer tanta diferença ao consumidor final (no geral).

Alguns competidores na mesma faixa de preço dos R$ 900 a R$ 1100 são o Cooler Master HAF XB Evo que usa montagem na horizontal e suporta quase as mesmas coisas que o Darkblader, o Redragon Ironhide que também é um Full-Tower ainda maior e com vidro até na parte superior e é bem grande, Lian Li Lancool One que é um mid-tower muito bem planejado e com ótimo airflow, e por último o Lian Li 011 que é o favorito de muitos não só pela aparência mas também pelo conjunto inteiro (ótimo airflow, bastante espaço interno).

O Cougar Darkblader-S se destaca em algumas áreas - como é o caso de todos os gabinetes acima citados - e acaba por se mostrar uma ótima opção em sua faixa de preço, sem dúvidas a que eu pegaria devido a aparência, e assim ele recebe um Indico aqui no site.