O segundo headset da marca que passa por nossos testes é o Precog, e para atrair seu público ele se baseia no uso de drivers eletroestáticos em conjunto com um par de drivers dinâmicos. Não, isso não é feito para atingir o "7.1 surround em headset" - que está no marketing mas já vem desligado de fábrica - mas sim para adicionar detalhamento e impacto ao som do fone.

Além de falar da parte de som e verificar se estes foram realmente bem implementados, vamos falar de sua construção externa, conforto, microfone e no final decidir se o preço é condizente com a qualidade apresentada pelo fone, vamos lá.

Construção Externa e Design

Em sua parte externa encontramos um mix bem generoso de materiais que variam entre plástico, metal e até borracha, sem falar é claro das earpads e headband que tem espuma memory foam por dentro e PVC que imita o couro por fora.

XPG Precog
XPG Precog

Diferente da grande maioria dos headphones / headsets, o Precog se inspirou no design da AKG de "floating head", o que significa que o arco se adapta a sua cabeça e assim você não precisa se preocupar com ajustes de altura do mesmo.

Headband flutuante ficou muito confortável
Headband flutuante ficou muito confortável

A conexão entre a headband e as earcups é feita por materiais metálicos que aparenta ser aço Inox - que não enferruja e nem oxida - e aparenta ter excelente durabilidade pois é claramente feito de material reforçado.

Conexão estrutural é reforçada
Conexão estrutural é reforçada

Agora indo para as earcups, estas são feitas em plástico em todos os seus pontos. A parte traseira tem uma pequena camada inferior de acrílico para deixar os LEDs aparecerem na parte externa, felizmente você só percebe isso quando liga as luzes, que podem ser desligadas e deixam o fone mais discreto quando usado sem iluminação.

Earcups do XPG Precog
Earcups do XPG Precog

Você pode utilizar o fone com várias conexões, tudo depende de como e em qual dispositivo você pretende usá-lo. Isso mesmo, ele tem compatibilidade com PC, Xbox, PlayStation, Switch e Smartphones e todos os cabos e adaptadores estão inclusos em sua "maletinha" que serve como transporte do fone, que alias é muito útil e muito bem feita.

O fone tem suporte tanto para PC quanto Consoles e Smartphones
O fone tem suporte tanto para PC quanto Consoles e Smartphones

A XPG também foi generosa por nos emprestar duas imagens de suas partes internas, mostrando tanto o driver dinâmico quanto o eletroestático e seu design interno de acústica e PCB, algo que normalmente não conseguimos ver na maioria dos fones.

Conforto

Algo que é um pouco relativo e varia bastante de pessoa pra pessoa mas ainda é extremamente importante: o conforto. Como mencionei na parte da construção externa, a headband não tem ajustes manuais de altura, ela é do tipo "floating head" que se ajusta automaticamente a cabeça do usuário.

Além disso, suas earcups possuem rotação na vertical e horizontal, o que ajuda a encaixar melhor o fone em sua cabeça, e felizmente o Precog faz um trabalho muito melhor que o H30 SE que não encaixa direito nas orelhas e assim não forma o selo necessário em um fone fechado.

Earpads tem espuma memory foam que dão ótimo conforto
Earpads tem espuma memory foam que dão ótimo conforto

Além dos ajustes citados acima, há uma generosa camada de memory foam na headband e earpads, o que torna o fone ainda mais confortável. Claro que por ser um fone fechado e utilizar material PVC você terá um pouco de calor nas orelhas nos dias mais quentes, mas nada que um ar condicionado não resolva.

Precog ficou confortável em longo uso
Precog ficou confortável em longo uso

Acredito que a XPG fez um bom trabalho no conforto deste headset, posso ficar horas utilizando-o sem dificuldades e/ou desconfortos. Com óculos o tempo diminui bastante, cerca de 2 horas até começar a ter pequenas dores nas laterais onde o óculos escora, mas isso serve para basicamente qualquer fone de ouvido over-ear.

Som

Então vamos falar sobre o aspecto mais importante do fone, o seu som, que aqui é ainda mais importante pois a marca diz utilizar drivers eletroestáticos para melhorar ainda mais a qualidade do som, vamos então ver se essa qualidade toda é replicada em seu uso.

Gaming

Pude testá-lo em uma variedade considerável de jogos, e felizmente em todos eles o Precog se saiu muito bem, tanto o palco sonoro quanto o imaging ficam muito bem servidos pelo fone, com o segundo recebendo um elogio extra de mim.

A facilidade de escutar de onde os inimigos vem no CSGO, por exemplo, é algo exemplar e que deixa meu Sennheiser HD650 no chinelo - como eu não esperava de diferente. Se o fato de ser um fone fechado lhe preocupa em relação a isso, não precisa se preocupar, pois ele vai muito bem nesta área.

Bom imaging e graves impactantes deixam a experiência em jogos muito interessante
Bom imaging e graves impactantes deixam a experiência em jogos muito interessante

Em alguns momentos os graves um pouco exagerados acabam por atrapalhar caso haja muitas explosões ao mesmo tempo, mas uma pequena equalização e está tudo resolvido, e o mesmo se extende para a parte de música e entretenimento.

Música / Entretenimento

Nesta parte o que me marcou logo de cara foi o quão bom o impacto das frequências mais baixas é, algo que realmente sinto falta no meu HD 650 e que o Precog acaba por cumprir extremamente bem.

Mas para quem leu a sessão de gaming acima, lembra dos graves um pouco exagerados que mencionei? Então, dependendo do estilo musical que você está escutando ou o conteúdo - como por exemplo um filme focado em automobilismo - esse grave a mais acaba atrapalhando o detalhamento do resto das frequências, e isso não acontece por causa dos drivers distorcendo mas sim do reverb interno do fone.

Aqui a equalização faz diferença
Aqui a equalização faz diferença

Para poder corrigir isso é necessário remover um pouco daquele impacto no low-end e mexer principalmente na faixa dos 60 a 300 Hertz, a faixa onde o fone tem um boost um pouco grande demais, talvez devido a natureza de ser fechado.

Felizmente isso é algo extremamente fácil de corrigir, é só usar o Equalizer APO e alguma interface gráfica pro mesmo (eu gosto da Peace) e diminuir um pouco as frequências e aí sim, o fone fica com uma tonalidade bem legal que não invade frequências desnecessárias.

Mesmo com este pequeno problema, ainda acho o Precog um fone com um bom som, principalmente para aqueles que gostam de algo com impacto no low-end. Claro que a sua percepção de audio vai ser diferente da minha, então sua percepção - e equalização - pode mudar conforme gosto.

Microfone

O microfone é um ponto forte do fone, ele bem ótimo detalhamento e traz uma voz clara e limpa aos ouvidos de quem escuta, sejam seus amigos no discord ou durante uma jogatina de competitivo no CSGO. O áudio também tem um corpo bem legal que eu não esperava de um microfone removível de um headset gamer, normalmente a voz fica bem neutra e não apresenta muita profundidade.

O cancelamento de ruído também funciona bem, você até consegue ouvir em alguns momentos o teclado e/ou o mouse mas é muito mais baixo que a voz que sai do microfone. A XPG fez um ótimo trabalho neste aspecto do fone e realmente curti bastante, mais do que esperava.

Microfone é destacável
Microfone é destacável

Conclusão

Atualmente, o XPG Precog varia bastante entre R$ 670 a R$ 900 no lugar mais barato que pude encontrar online e estes são sem dúvidas altos preços para um fone de ouvido. Claro que ele vem com algumas vantagens como a possibilidade de poder utilizar em basicamente qualquer plataforma, o conforto também é um ponto bem positivo e a utilização de um driver eletroestático em sua parte interna dá um impacto nas frequências mais baixas que muitos fones somente sonham em ter.

XPG Precog e sua bolsa de transporte
XPG Precog e sua "bolsa" de transporte

Se você conseguir contornar o fato de ter que utilizar um equalizador para remover um pouco dos médio-graves demais presentes no fone, acredito que o XPG Precog é uma boa opção de compra em sua faixa de preço, competindo muito bem com modelos como o Logitech G PRO - superior em som e microfone, pior em construção e conforto - e deixando o Cloud Alpha para trás, então no fim Indico o XPG Precog para quem estiver a procura de um bom headset nesta faixa de preço.